Fortalecendo a atuação cidadã

Por meio de palestras, Instituto Direito e Cidadania orienta jovens sobre mediação de conflitos

Orientar pessoas a lidar da melhor forma com divergências nas relações de qualquer natureza é um dos trabalhos do Instituto Direito e Cidadania (IDC). Como parte integrante das ações de capacitação promovidas pelo IDC, estão sendo realizadas palestras em unidades de ensino ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), do qual o Instituto também faz parte.

O tema proposto é a mediação de conflitos, que valoriza a capacidade do indivíduo em resolver suas divergências a partir do diálogo, fortalecendo sua atuação cidadã. “Nos dias atuais, a mediação é um instrumento de vital importância para a harmonia nas relações interpessoais, necessária na formação de um mundo melhor”, ressalta Lenira Costa, Mediadora e Coordenadora da unidade do IDC localizada em Nilo Peçanha (BA).

As palestras divulgam ainda os serviços oferecidos pelo Instituto e seu caráter educativo, de acordo com Lenira, representando uma oportunidade de conhecimento e utilização dos métodos para os beneficiários e colaboradores que integram o PDCIS. “Por meio das palestras, acreditamos que além da transmissão do conhecimento, os alunos possam também ser multiplicadores, divulgando o IDC em suas comunidades”, reforça Lenira.

No total, 16 mobilizações estão previstas para o segundo semestre de 2013, dentre as quais quatro já foram realizadas na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, na Casa Familiar Agroflorestal e no Centro de Formação Profissional Construir Melhor, respectivamente, nos municípios baianos de Presidente Tancredo Neves e Valença. Joteilton da Conceição, 24 anos, aluno do Construir Melhor, conta que irá propagar o que aprendeu. "A palestra foi esclarecedora. Vou multiplicar o conhecimento para que outras pessoas tenham acesso aos serviços do IDC e solucionem seus problemas de uma maneira mais fácil", afirma.

Turma da Casa Familiar Agroflorestal participou de capacitação

O trabalho de conscientização da comunidade e a disseminação da democracia participativa são realizados pelo Instituto em conjunto com o Tribunal de Justiça da Bahia, desde 2010. Para a realização de atendimento jurídico e inclusão social de grupos vulneráveis, foram implantados quatro Balcões de Direitos nos municípios de Nilo Peçanha, Presidente Tancredo Neves, Camamu e Valença, que apoiam a emissão de documentação civil básica gratuita e titulação de terras.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.