17h23

Interação e troca de experiências

Representantes de instituições públicas e privadas compartilham conhecimentos com os jovens no Baixo Sul. Entre os destaques de agosto, estão os integrantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba

Compartilhe
Tamanho do texto

Em agosto, representantes de diversas instituições compartilharam experiências com o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), apoiado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados. Veja quem esteve na região durante este mês:

1º de agosto: representantes do Banco do Brasil estiveram nas instalações da Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon), no município de Ituberá, na Bahia. Também visitaram a Unidade de Beneficiamento de Pescado. Na ocasião, associados da Coopecon assinaram os contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – linha de crédito do Governo Federal que financia projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares.

5 e 6 de agosto: Bárbara Rezendes, Fabiana Cabral e Júlio Frutuoso, integrantes da Área de Comunicação da Odebrecht S.A., estiveram no Baixo Sul da Bahia. A visita contemplou passagem por unidades de ensino e cooperativas ligadas ao PDCIS. O grupo interagiu com jovens da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), e pôde conhecer as histórias de vida dos novos empresários rurais.

6 a 8 de agosto: representantes do Ministério de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba visitaram o Campo Demonstrativo de Mandioca, uma parceria com a Embrapa, e as instalações da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) e CFR-PTN. Juan Chávez, Secretário Executivo do Conselho Superior de Ciências Sociais e Coordenador Nacional do Polo de Ciências Sociais, e Luis Sanchez, Diretor do Instituto de Cibernética, Matemática e Física, foram acompanhados por Álvaro Amorim de Carvalho, Diretor Financeiro da Odebrecht em Cuba.

7 de agosto: o Major Ronaldo Pires, responsável pela Seção de Tiros de Guerra da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro – que compreende os estados da Bahia e Sergipe – e seu auxiliar, Tenente Barreto, visitaram a Escola de Instrução Militar (EsIM), implantada ao lado do Colégio Estadual Casa Jovem, em Igrapiúna (BA). Eles foram recepcionados pelos estudantes, que cantaram o Hino Nacional. A visita é realizada anualmente com o intuito de acompanhar e manter o bom andamento na formação dos alunos-soldados da EsIM.

13 de agosto: Allan Bressant, Gerente de Responsabilidade Social da Odebrecht Engenharia Industrial no México, e Viviane Pereira, da área de Sustentabilidade da Odebrecht Engenharia Industrial no Brasil, trocaram experiências com jovens do município de Presidente Tancredo Neves (BA). A agenda contemplou passagem pela CFR-PTN, Coopatan e Unidade de Pré-Beneficiamento de Frutas, além do Campo Demonstrativo de Mandioca. “Irei compartilhar o que aprendi aqui no Baixo Sul. Os pais desses jovens devem sentir muito orgulho, pois seus filhos estão fazendo a diferença”, ressalta Bressant.

15 de agosto: integrantes da Odebrecht Agroindustrial conheceram as instalações e interagiram com educandos da CRF-PTN. Guilherme Silveira, Gerente de Sustentabilidade, destacou a contribuição do PDCIS para o desenvolvimento da região. “Vocês estão sendo exemplo na comunidade e mostrando que é possível viver bem no campo”, afirma.

Ainda no dia 15, consultores do Grupo Mendonça de Barros estiveram na sede da indústria Ambial, que beneficia o palmito cultivado pelos associados da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm). Na ocasião, conhecerem as etapas de processamento e conversaram com quatro jovens da CFR-I, que compartilharam suas experiências vividas na unidade de ensino e a forma como disseminam os conhecimentos com a família e a comunidade. "A educação é a base de tudo e não tenho dúvidas de que encontramos um modelo adequado para ser reaplicado em qualquer região do Brasil", assegura Maria Mendonça de Barros, uma das consultoras.

16 de agosto: integrantes da Odebrecht Ambiental e Odebrecht Corretora de Seguros interagiram com educandos da CFR-PTN e Coopatan. Todos os visitantes investem no Tributo ao Futuro e estiveram na região para conhecer os beneficiários dessa iniciativa. Para Andréa Araújo, a motivação agora é maior para contribuir com o Programa. “Fiquei muito emocionada como um simples gesto nosso pode causar tanta diferença na vida destes jovens”, diz.

26 a 29 de agosto: estudantes dos Colégios Brás Bispo de Oliveira, Municipal Aécio Neves e Municipal Maria Cecília, localizados no município de Presidente Tancredo Neves (BA), visitaram a CFR-PTN e Coopatan. Na ocasião, os grupos interagiram com os jovens beneficiados pelo PDCIS na região.

27 de agosto: Pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) visitaram o Colégio Estadual Casa Jovem para apresentar o “Programa de Pesquisa Biodiversidade e Modelagem Ambiental na APA do Pratigi, Baixo Sul da Bahia”, desenvolvido em parceria com a Organização de Conservação da Terra (OCT). A professora Eliane de Jesus pontuou a importância da visita aos jovens. “Este intercâmbio é prova de que não estamos longe dessa realidade”, diz.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital