10h55

Programa Cidades Digitais é implantado nos municípios baianos de Nilo Peçanha e Piraí do Norte

Iniciativa do Ministério das Comunicações amplia o acesso à internet em comunidades e órgãos públicos locais. Apoio de Consórcio foi fundamental para viabilizar inclusão das cidades

Compartilhe
Tamanho do texto

Conectar pessoas, ampliar o acesso à informação e colaborar com o desenvolvimento de comunidades. Essas são algumas das principais contribuições que as Tecnologias de Informação e Comunicação trazem para a sociedade de modo geral. Visando potencializar esses benefícios, está sendo implantado o Programa Cidades Digitais nos municípios de Piraí do Norte e Nilo Peçanha, localizados no Baixo Sul da Bahia. A iniciativa é do Ministério das Comunicações (MiniCom) e possibilita a instalação de infraestrutura para conexão de rede em órgãos públicos, capacitação de servidores e espaços de acesso gratuito à internet para a comunidade.

A primeira etapa, que será finalizada ainda em setembro, consiste na instalação de fibras ópticas que vão possibilitar a conexão. “Nilo Peçanha e Piraí do Norte serão os primeiros contemplados com a implantação do programa, que é de fundamental importância para a melhoria de processos administrativos e o desenvolvimento da tecnologia no Brasil”, ressalta Alaécio Santos, representante do MiniCom.

Com a conclusão dessa fase, será realizada a capacitação dos servidores para a utilização dos softwares que serão incorporados nas áreas financeiras, de tributação, educação e saúde dos municípios. Além disso, já está disponível o acesso gratuito à rede de internet wi-fi para a população em praças das cidades.

“A nossa comunidade será beneficiada com a profissionalização da comunicação. Esse é um grande avanço”, sinaliza Carlos Azevedo, Prefeito de Nilo Peçanha.

O programa Cidades Digitais selecionou 80 dos 190 municípios inscritos de diversos Estados brasileiros que foram avaliados conforme capacidade gerencial e técnica, população de até 50 mil habitantes e expansão da rede. A participação de Nilo Peçanha e Piraí do Norte se deu com o apoio do Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Ciapra).

Sobre o Ciapra
Formado por mais três cidades - Ibirapitanga, Igrapiúna e Ituberá -, o Consórcio cumpre o papel de viabilizar políticas públicas dos governos federal e estadual para as cidades que representa. Atua em permanente sinergia com a Associação Guardiã da APA do Pratigi, instituição que faz parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e pelo próprio Ciapra.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital