10h12

Ações que fazem a diferença

Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi busca o desenvolvimento social integrado à conservação dos recursos naturais

Compartilhe
Tamanho do texto

Para promover a inclusão social e contribuir com a conservação ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, surgiu em 2006 a Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Agir). Seu trabalho busca fortalecer 40 associações comunitárias localizadas nos municípios baianos que compõem a APA: Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Piraí do Norte.

Em conjunto com parceiros públicos e privados a Agir apoia e realiza projetos com essas associações. "Trabalhamos visando enfrentar as causas dos problemas sociais existentes na região", explica Jorge Oliveira, Auxiliar de Assessoria Comunitária da Agir.

Uma das ações coordenadas é o Dia do PDCIS - Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia. A iniciativa mobiliza as comunidades da região para uma apresentação sobre os conceitos e o espírito que move o PDCIS. Além dos bate-papos, também são realizados seminários, palestras e atividades práticas para os moradores com temas de saúde, educação e qualidade de vida. Joína Mota, coordenadora da sede da Agir em Nilo Peçanha, ressalta que “buscamos aproximar o PDCIS da comunidade e do poder público local. Para isso procuramos sempre que possível fortalecer atuações que atendam as demandas locais”.

Os beneficiados com os projetos demonstram satisfação com a Agir. “É maravilhoso poder contar com esse trabalho", comenta Rosimeire Santos, ex-aluna da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), unidade de ensino que também integra o PDCIS.

Para Raimundo Santos, Presidente da Associação de Massaranduba, localizada em Nilo Peçanha, ações como o dia do PDCIS são fundamentais para relembrar a importância do associativismo. “Todos os eventos realizados beneficiam as comunidades e demonstram a importância da cooperação e associação. Juntos conseguimos fazer muito mais e os resultados são melhores para todos”, esclarece.

Cursos, oficinas e palestras em conjunto com prefeituras, instituições como o Exército Brasileiro e secretarias dos municípios nas áreas de cultura, meio ambiente e desenvolvimento regional são algumas das parcerias conquistadas pela Agir.

Cosme da Conceição, membro da associação de Maruim, ressalta a importância de eventos que proporcionam melhorias para as comunidades. “As pessoas se divertem e tem acesso a atendimento médico, tiram a documentação e se informam sobre as atividades desenvolvidas na região. Essa parceria com a Agir a cada dia se fortalece mais”, diz.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital