18h20

Intercâmbios multiplicam conhecimentos na Bahia

Lourent Vigue, Diretor de Sustentabilidade da ASC - empresa americana de certificação em aquicultura - interage com jovens. Saiba quem mais trocou experiências na região em outubro

Compartilhe
Tamanho do texto

No mês de outubro, representantes de diversas instituições interagiram com o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), apoiado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados. Confira como foi a troca de experiências na região:

1º de outubro: Gabriela Senna, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esteve no Colégio Estadual Casa Jovem, localizado em Igrapiúna.

2 de outubro: Líderes das instituições que fazem parte do PDCIS e Interlocutores de Comunicação receberam, em Ituberá (BA) a visita de Márcio Polidoro, Diretor de Comunicação da Odebrecht S.A, que compartilhou experiências sobre a importância estratégica da comunicação. Na ocasião, Caroline Azevedo, Diretora de Sustentabilidade do Estaleiro Enseada Paraguaçu, apresentou um case de comunicação e relacionamento sobre como tem sido a atuação junto à comunidade no local de implantação do Estaleiro.
De acordo com Polidoro, a comunicação serve para multiplicar informações e conhecimento: "para conseguir ter êxito em suas ações, a instituição tem que ser reconhecida como parte da comunidade e isso só se estabelece por meio da comunicação".
No mesmo dia, estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) estiveram na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).

3 de outubro: alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e os professores Ivan Alccioly e José Santos conheceram a Casa Familiar das Águas (CFA). Na AguaVale, empresa de produção de alevinos de tilápia, os visitantes acompanharam todo o processo realizado no cultivo de tilápia e pirarucu e o papel que a empresa tem junto à Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon).

8 e 9 de outubro: Ana Paula Sena, Vânia Queiroz e André Sá, integrantes da Odebrecht Properties, conheceram a Cooperativa Estratégica da Mandioca e Fruticultura. Na Serra da Papuã, em Ibirapitanga, onde foram recebidos por Pedro Paulo da Silva, Diretor Executivo da Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir), e Volney Fernandes, Líder de Serviços Ambientais da Organização de Conservação da Terra (OCT). A agenda contemplou ainda visita às instalações da Ambial, indústria que beneficia os cultivos dos associados da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), no município de Igrapiúna, e sede da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), em Nilo Peçanha.

“O PDCIS é surpreendente. Levo comigo a alegria por ver que os jovens estão escrevendo um futuro que, sem dúvidas, será brilhante. Depois dessa visita, chego à conclusão de que não precisamos de ações extremas para mudar a história da nossa juventude”, declarou Ana Paula.

14 de outubro: representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), compartilharam experiências com a Coopatan e CFR-PTN, em Presidente Tancredo Neves.

14 a 18 de outubro: Oficiais do Exército Brasileiro, participaram do Workshop Pratigi, realizado na Serra da Papuã. O evento discutiu o cronograma de trabalho e atividades necessárias à construção da Estrada Parque, via que liga a BR-101 à BA-001, chegando até a Praia do Pratigi. Também estiveram presentes representantes do poder público local, Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Ciapra), Agir e OCT.

22 de outubro: Lourent Vigue, Diretor de Sustentabilidade da Aquaculture Stewarship Council (ASC), empresa americana de certificação em aquicultura, esteve na CFA e Coopecon, com o objetivo de conhecer o processo de cultivo de tilápia realizado pelos cooperados.

23 de outubro: a prefeita do município de Ituberá, Iramar Costa, conheceu as instalações do Colégio Estadual Casa Jovem e, na ocasião, interagiu com os estudantes do curso técnico em Agroecologia. Na mesma data, a prefeita visitou a Unidade de Beneficiamento de Pescado, que beneficia a tilápia cultivada pelos associados da Coopecon, junto com Francisco Menezes, Chefe de Gabinete da Prefeitura.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital