12h43

Contribuindo para ampliar o conhecimento

Sebrae promove curso para incentivar a organização de equipamentos na zona rural

Compartilhe
Tamanho do texto

Descarte, organização, limpeza e higiene são alguns itens essenciais para evitar desperdícios e otimizar tempo e recursos nas atividades desenvolvidas em propriedades rurais. Além disso, melhora o bem-estar físico, mental e a relação com o meio ambiente, proporcionando qualidade de vida. Visando esses benefícios, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está promovendo, nos municípios do Baixo Sul da Bahia, o curso “D olho na qualidade rural” em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides) .

A primeira ação foi voltada para os estudantes do 3º ano da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), unidade de ensino, que assim como o Ides, faz parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados.

A capacitação teve duração de 16 horas e os participantes se envolveram ainda em apresentações teatrais e dinâmicas de grupo. Carolina Benjamim, monitora da turma, ressalta que “o intuito foi desenvolver nos alunos o senso de organização, reduzindo os desperdícios e preservando o meio ambiente e saúde das pessoas envolvidas no meio rural”.

Joeliton Alves, consultor do Sebrae e um dos palestrantes, afirma que os alunos se destacaram no quesito comprometimento. “Levo comigo a certeza de que eles estão munidos de informações que os ajudarão em suas propriedades”, diz.

Como atividade prática relacionada à capacitação, os jovens organizaram os equipamentos e ferramentas do almoxarifado da unidade de ensino, catalogando e identificando cada prateleira. Para Ivonei Santos, 18 anos, estudante da CFR-I, o curso foi essencial para a adoção de medidas simples de higiene e organização. “Um exemplo é a ’ordem mantida’ (sujou - limpe, pegou emprestado – devolva). Já comecei até a orientar minha família”.
 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital