10h50

Comercialização de produtos fortalece aquicultura

Cencosud, Exceler Pescados e Walmart oportunizam trabalho e renda para cooperados

Compartilhe
Tamanho do texto

Fortalecer vínculos que culminam na união e no desenvolvimento de parcerias, buscando a melhoria de vida de agricultores familiares. Essa é uma das razões que motiva a atuação das cooperativas que fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht junto a parceiros públicos e privados.
 
Atuando com foco no desenvolvimento da aquicultura sustentável na região, a Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon) contribui com a geração de trabalho e renda de cerca de 50 famílias. Segundo José Raimundo Oliveira, Presidente do Conselho Deliberativo da Coopecon, “os parceiros são fundamentais no escoamento da produção dos cooperados, que a cada dia buscam se aperfeiçoar para atender aos clientes com qualidade”. 
 
Ao longo do ano, a Coopecon firmou importantes parcerias com Walmart Brasil, Pratigi Alimentos e Casa Familiar das Águas (CFA). Nos últimos meses, a Exceler Pescados e Cencosud também iniciaram a comercialização do filé de tilápia nas unidades localizadas na Bahia e Sergipe. 
 
A Cencosud se configura como um dos principais grupos do mercado varejista latino-americano. No Brasil, a companhia conta com mais de 360 estabelecimentos e está à frente do GBarbosa, Perini e Mercantil Rodrigues. Serão fornecidos 9 mil kg de filé de tilápia, para comercialização na Bahia e Sergipe no mês de dezembro.
 
“Para nós é uma honra poder contribuir com esta iniciativa nobre e superior, com um propósito que busca elevar a qualidade de vida da população da zona rural”, assegura Carlos Rabelo, Diretor de Perecíveis do Cencosud. 
 
Já a Exceler Pescados, empresa de atacado e distribuidora de pescados, comercializa produtos vinculados a projetos sociais em todo o País. “Inicialmente, serão fornecidos mil quilos de filé por mês. Sabemos da qualidade da Coopecon. Seremos atendidos com a quantidade necessária para atender nossos clientes”, afirma Alessandro Chaves, Diretor Presidente da Exceler. 
 
A partir de janeiro de 2014, todos os produtos comercializados terão o selo da Agricultura Familiar, que busca valorizar o segmento e os produtores do Brasil. A tilápia da Coopecon é a primeira a receber o selo na Bahia.  Para Marcelo Costa, Coordenador Integrador da Cooperativa Estratégica da Aquicultura: “A iniciativa agrega valor ao produto e permite maior retorno de renda para os aquicultores do Baixo Sul da Bahia, além de isentar em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em todas as operações no Brasil”.
 

Embalagem do filé de tilápia produzido pela Coopecon 
 
Encarte especial de Natal
O produto da Coopecon ganhou destaque nos supermercados da rede Walmart Brasil. O filé de tilápia ganhou uma embalagem especial temática de Natal, sem custo adicional para a cooperativa. 
 
Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital