10h23

Prêmio revela “Os Destaques do Agronegócio da Bahia 2013”

Evento aconteceu durante a 26ª Fenagro e reconheceu os melhores produtores rurais baianos. Associado da Coopamido venceu na categoria mandioca

Compartilhe
Tamanho do texto

Todo o esforço e lutas diárias dos produtores rurais do Estado são reconhecidos anualmente durante o Prêmio Os Destaques do Agronegócio da Bahia. Hercílio Nascimento, agricultor do Vale do Jiquiriçá, foi o vencedor na categoria mandioca e afirma estar “feliz e motivado para continuar produzindo na Bahia”. Ele é descrito como referência de comprometimento, persistência e coragem por Jairo Souza, presidente da Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido).

A premiação aconteceu durante a 26º Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), realizada em Salvador (BA), em 2013. Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de atividades agropecuárias, reconhecer o esforço e a importância do segmento de agronegócio para a economia baiana, foram premiados os melhores produtores do ano em 22 categorias da agricultura e pecuária.


Nascimento recebeu o prêmio do Secretário de Agricultura Eduardo Salles


Nascimento é um dos mais de 109 associados da Coopamido, que foi fundada em 2009, e está inserida no Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados.

O produtor rural cultiva mandioca na comunidade do Cruzeiro, município de Laje (BA), em uma área de 12 hectares, concedida pela cooperativa por meio de parceria agrícola, e ressalta que sua vida melhorou desde que se tornou cooperado. “Em 2013, nossa produtividade foi de 24 toneladas por hectares, o que fica acima da média do município, que é de 12 a 15 toneladas. Com isso, posso dizer que as diferentes formas de cultivo e novas técnicas utilizadas estão fazendo a diferença para o nosso resultado”, diz.


Equipe da Coopamido comemora conquista do cooperado


O reconhecimento encheu de orgulho não só o produtor, mas todos os associados da cooperativa. “Fruto do trabalho realizado em rede, a premiação revela o grande potencial que a atividade desenvolvida pelo PDCIS tem na sua área de atuação”, pontua o presidente da Coopamido.

O prêmio Os Destaques do Agronegócio foi realizado pelo Grupo A Tarde com o apoio do Sebrae, Banco do Nordeste, Caixa Econômica e dos Governos Estadual e Federal.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital