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“Avaliação Integrada” reúne informações sobre método aplicado nas Casas Familiares

Revista é um compilado de três anos de reuniões com monitores e diretores de unidades de ensino que aplicam o modelo francês de Pedagogia da Alternância

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Com o intuito de ampliar a discussão acerca da educação profissional contextualizada no Baixo Sul da Bahia, foi publicada a revista “Avaliação Integrada: conceitos, convergências e indicadores”, de autoria da professora Joana Almeida, que apoia as ações da Fundação Odebrecht há mais de 20 anos e atua como Assessora Educacional desde 2004.

A publicação detalha o processo educacional que estimula a permanência de jovens talentos no campo, em seus locais de origem, integrados a suas famílias por meio das Casas Familiares Rurais. É voltada para educadores da área de desenvolvimento sustentável e busca ampliar a visibilidade ao que vem sendo praticado por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht com o apoio de parceiros públicos e privados.


Revista é um compilado de reuniões com monitores e diretores das instituições
 

“O material é um compilado de três anos de reuniões com monitores e diretores das instituições de ensino ligadas ao PDCIS. Nele, os educadores encontram aplicabilidade e conceitos a partir do conhecimento adquirido no campo”, ressalta Almeida.

O ano de 2013 marcou a consolidação do modelo das Casas Familiares Rurais no Baixo Sul: pela primeira vez foram formadas, simultaneamente, três turmas de Cursos Profissionais Técnicos integrados ao Nível Médio, em Agropecuária (CFR-PTN), Agronegócios (CFRI) e Florestas (CFAF). Eles são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-BA) e dão acesso à carteira profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA).

 

Joana Almeida é responsável por acompanhar o desenvolvimento dos educadores sociais nos cursos de educação profissional desenvolvido nas Casas Familiares Rurais do PDCIS. Coordena os programas de formação inicial, atualização periódica e formação continuada dos Líderes Educadores, fundamentada na Educação pelo Trabalho e Pedagogia da Alternância/Educação do Campo.

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