08h35

Inclusão digital

Projeto Caia na Rede é ampliado pela Concessionária Bahia Norte e beneficia jovens do município de Candeias (BA)

Compartilhe
Tamanho do texto

Um novo olhar sobre o mundo e a possibilidade de explorar diferentes culturas, idiomas e adquirir conhecimento em apenas um clique. Com acesso às tecnologias, tudo isso se torna possível. Com aulas de informática gratuitas, o projeto Caia na Rede tem como objetivo levar informações e aptidões básicas de computação para uso no cotidiano, além de promover a acessibilidade, potencializando o uso da internet e implantando projetos educacionais que contribuam com a especialização e geração de trabalho e renda.

A iniciativa já beneficiou mais de 4.800 jovens do Baixo Sul da Bahia por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht, e é fruto de parceria firmada com Odebrecht S.A., Microsoft, Dell e Oi.

Inspirada no projeto, a Concessionária Bahia Norte implantou o Caia na Rede na comunidade Menino de Jesus, no município de Candeias, localizado a 33 km de Salvador (BA). João Paulo, 15 anos, quer ser professor de informática e conta que aprofundou sua compreensão de internet e programas de informática. “Foi muito bom, pude aprender mais coisas que não sabia”, diz.


Acessibilidade: durante o curso, alunos aprenderam a utilizar o computador e a internet


O jovem foi um dos 45 formandos, com idades entre 15 e 29 anos, que acabaram de concluir o curso. Desse total, cinco já arremataram vagas na área. Outros 15 formaram um grupo de estudos para concursos e auxiliam outros membros da comunidade.

Tendo como referência a equipe do Caia na Rede do Baixo Sul, a capacitação dos instrutores de informática da comunidade Menino de Jesus foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides). Para o coordenador do projeto, Frede Bomfim, o término do curso é, na verdade, o início de outra importante etapa na vida desses jovens. “A entrega do diploma é a consolidação de um trabalho em conjunto, um trunfo que vai levá-los a um mundo cheio de possibilidades”.


Durante a formatura, alunos receberam o certificado. Cinco jovens já estão com propostas de trabalho


A iniciativa é uma parceria entre a Concessionária Bahia Norte, Central das Organizações Comunitárias de Menino de Jesus (CORCOMEJ), Fundação Odebrecht, ITS Brasil e Dell. “Acreditamos que a parceria entre a iniciativa privada, o poder público e as organizações da sociedade civil é um caminho importante para acabar com a exclusão digital”, afirma Leana Mattei, assessora de desenvolvimento socioambiental da Concessionária Bahia Norte.

Ainda em janeiro, serão abertas inscrições para mais cinco turmas do Caia na Rede em Candeias. Segundo Meirevânia Neves, Presidente da CORCOMEJ, já existe uma lista de espera com interessados na capacitação. “O projeto é um sonho realizado e um sucesso na comunidade. Pretendemos expandir e levar a inclusão digital também a pessoas com mais de 30 anos”, deseja.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital