17h00

Fortalecendo a agricultura familiar

Associações integrantes da Agir participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município baiano de Ibirapitanga. Iniciativa é do Governo Federal e já beneficia cerca de 485 famílias

Compartilhe
Tamanho do texto

O Ano Internacional da Agricultura Familiar está sendo celebrado em 2014 e busca ampliar a visibilidade do setor e dos pequenos agricultores. Com ações voltadas para geração de trabalho e renda no campo, erradicação da fome e pobreza, gestão dos recursos naturais e proteção ao meio ambiente, também está sendo comemorado o 11º ano de atuação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realizado pelo Governo Federal e liderado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O PAA busca articular a produção de agricultores rurais e atender demandas de suplementação alimentar nutricional de creches, abrigos, albergues, hospitais públicos, etc. Em todo o País, mais de 190 mil famílias já foram beneficiadas. Na Bahia, o número de famílias favorecidas chega a cerca de 485*.

“O Programa tem possibilitado uma vida com mais qualidade, evitando o êxodo e fortalecendo o setor agrícola”, acredita Nestor Linhares, Coordenador de Campo da Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir).
A Agir é uma das instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados. Sua ação orienta e fortalece a produção e distribuição de alimentos por meio do PAA no município de Ibirapitanga (BA). Atualmente, agricultores associados destinam seus produtos para a iniciativa, que vai movimentar o valor de R$ 167 mil em 10 meses. 

“Temos participado ativamente do processo de admissão dos associados, estimulando o comparecimento às reuniões da Secretaria de Agricultura do Município e promovendo o acesso dos pequenos produtores à emissão da carta de Declaração de Aptidão Rural, junto às Instituições de assistência técnica", esclarece Juliano Bruno de Almeida, Coordenador de equipe da Agir.

O Instituto Direito e Cidadania (IDC), também ligado ao PDCIS, contribui diretamente para a construção desse cenário junto com a Agir. Entre as ações realizadas estão a orientação e divulgação do PAA junto aos agricultores, articulando a participação de associações e cooperativas no Programa.

De acordo com Antônio Almeida, Secretário de Agricultura de Ibirapitanga, as parcerias são fundamentais para os bons resultados. “Com esse apoio, temos certeza de que mais agricultores familiares poderão ser beneficiados por meio do fornecimento de alimentos ao PAA em nosso município”.

*Com informações do site Portal Brasil  

 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital