15h02

Coopamido apoia desenvolvimento de jovens agricultores

Parceria com Casa Familiar Rural permite que estudantes complementem ciclo de aprendizado por meio projetos produtivos

Compartilhe
Tamanho do texto

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) oferece educação profissional de qualidade a jovens, estimulando a permanência no campo e na agricultura familiar. Em constante sinergia com a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), a instituição desenvolve atividades em parceria com a indústria Bahiamido, ligada à Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido), que tem como foco a produção sustentável.

O intuito é utilizar a Fazenda Nova Aliança, localizada no município de Valença (BA), para execução de projetos educativos-produtivos dos estudantes da Casa Familiar Rural. Com isso, eles terão acesso a utilização de equipamentos em todas as etapas do cultivo, minimizando a quantidade de mão-de-obra e tendo a oportunidade de colocar o conhecimento adquirido em prática, complementando o ciclo do aprendizado.

“Selecionamos 12 jovens que não tinham áreas disponíveis em suas propriedades para executarem seus projetos sustentáveis”, esclarece Abinael Santos, ex-aluno da CFR-PTN e atual Técnico Responsável pela iniciativa.


Estudantes da CFR-PTN visitam sede da Coopamido

Já estão sendo utilizados 50,5 hectares com plantação de mandioca, um hectare de banana tipo terra e três de aipim, de uma área total de 154 hectares da Fazenda. De acordo com Santos, as demais áreas serão utilizadas de acordo com a demanda dos futuros empresários rurais.

"A Casa Familiar Rural tem 11 anos de experiência nas atividades, por isso pode contribuir com o desenvolvimento do nosso trabalho, pois também incentivamos o protagonismo juvenil na nossa área de atuação e também temos muito a agregar aos estudantes que por aqui passarem", pontua Magnólia Santos, diretora executiva do Instituto de Promoção Humana do Amido (IPHA). 

Todas estas instituições estão ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados. O objetivo do PDCIS é promover a inclusão social e melhoria da qualidade de vida de unidades-família que vivem da agricultura familiar.

A mandioca será destinada para a Coopamido e a fruticultura será comercializada por meio da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).

"Um projeto como esse influencia muito para que nós, jovens, possamos manter nossas raízes no campo", afirma Ednaldo de Jesus, estudante da CFR-PTN.

A Coopamido contribui ainda na divulgação do processo seletivo 2014 da CFR-PTN. Somente este ano, foram contabilizadas 52 inscrições de jovens dos municípios de Laje e Jaguaripe, localizados na área de influência direta desta Cooperativa.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital