13h55

Veja quem trocou experiências no Baixo Sul nos meses de janeiro e fevereiro

Parceiros conhecem iniciativas desenvolvidas na região. Destaque para passagem da Braskem, Ministério da Educação, Cisco System e Integrantes Odebrecht da Argentina

Compartilhe
Tamanho do texto

Nos meses de janeiro e fevereiro, representantes de diversas instituições conheceram as ações desenvolvidas por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados.

Janeiro

10 de janeiro: Luane di Paulo, Edivaldo Barbosa, Vaderlane Nascimento, Tallys Lima e Evandro Santana, Integrantes da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), estiveram no Edifício Sede em Salvador (BA). Durante a agenda, conheceram o Núcleo de Cultura Odebrecht, conduzidos por Cecília Lima, Comunicação da Odebrecht S.A., e assistiram a vídeos institucionais sobre o PDCIS, apresentados por Vivian Barbosa, Comunicação da Fundação Odebrecht. 

“O entendimento do todo é muito importante para o nosso trabalho", destacou Edivaldo Barbosa, Líder de Organização Dinâmica da Coopalm. A iniciativa faz parte de um grupo de ações que serão adotadas pela Cooperativa em 2014, visando maior interatividade com as instituições e conceitos que integram o Programa. 


Colaboradores da Coopalm estiveram no Núcleo de Cultura Odebrecht


15 e 16 de janeiro: cerca de 80 alunos das turmas de 1º ano do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, de Santo Antônio de Jesus (BA), visitaram a sede da Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido). O objetivo principal foi identificar os padrões e normas de segurança do trabalho, além de conhecer a política de responsabilidade social e ambiental praticada pela Cooperativa.

23 de janeiro: Representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) estiveram na Fazenda Novo Horizonte (Laje) para acompanhar as atividades desenvolvidas na Coopamido.

28 a 30 de janeiro: Alexandre Regis Cunha, Gerente do Serviço Social da Indústria (SESI) de Ilhéus, e Seanny Valadares, Coordenadora de projetos da instituição, visitaram o Centro de Formação Construir Melhor, localizado em Valença, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (IDES), em Nilo Peçanha, além das Casas Familiares Agroflorestal (Cfaf), de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (Cooprap).

29 de janeiro: Francisco Perez, Diretor de Captação do INSEED Investimentos, Jack Oliveira, Diretor de Prospecção, e João Francisco Mendes, Assessor Financeiro do INSEED, estiveram na Cfaf, Colégio Estadual Casa Jovem, além da Serra da Papuã, município de Ibirapitanga (BA), acompanhados por Jorge Freire e Joaquim Cardoso, respectivamente Conselheiro e Presidente do Conselho Deliberativo da Organização de Conservação da Terra (OCT). 

 

Fevereiro


Integrantes da Cisco System foram recebidos por jovens no Baixo Sul da Bahia


03 a 05 de fevereiro: Lucas Lutero, Integrante da área de Sustentabilidade da Odebrecht Argentina, e Dario Fontes, Diretor da Escola 721 Caleta Horno, localizada na comunidade Patagônica de Camarones, em Chubut, Argentina, estiveram na Casa Familiar das águas (CFA) e Cooperativa dos Aquicultores de águas Continentais (Coopecon), onde conheceram as atividades desenvolvidas nessas instituições.

Nos dias de intercâmbio, eles visitaram ainda a sede da Coopalm, além da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), CFR-PTN e Agir. “Estou feliz com os exemplos que vi aqui e espero um dia trazer os jovens argentinos. Tenho certeza de que isso despertará neles o espírito empresarial”, ressaltou Fontes.

18 de fevereiro: os promotores de justiça Rogério Queiroz, Maria Pilar e Sávio Damasceno estiveram no Instituto Direito e Cidadania (IDC), localizado no município de Presidente Tancredo Neves (BA), na CFR-PTN e Coopatan. Em conversa com os jovens da Casa Familiar, eles ressaltaram a importância de iniciativas como o PDCIS. “Os jovens estão tendo a oportunidade de servir de exemplo”, destacou Damasceno.

No mesmo dia, a Cfaf recepcionou o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nilo Peçanha (BA), Robson Carvalho. Ele esteve no local acompanhado por Kleber de Souza, Secretário Municipal da Fazenda, e Juciara Souza, Secretária Municipal de Promoção Social.

Os visitantes conheceram a estrutura da instituição e foram recepcionados pelos estudantes. “Nossa presença aqui trouxe uma visão diferenciada do que é o PDCIS.”, pontuou Carvalho.

19 de fevereiro: os Prefeitos dos municípios do Território de Identidade do Médio Rio de Contas estiveram na sede da Agir para troca de experiências. Participaram os Prefeitos João Caetano (município de Dario Meira), Marcos Aurélio (Ibirataia), Railton Ramos (Itagi), Marcos Barrero (Itajibá), Oséias Rebouças (Aiquara), Edson Siva (Jitaúna), Heráclito Menezes (Piraí do Norte) e as Prefeitas Josilene Ribeiro (Apuarema) e Vera Franco (Barra Rocha).

20 de fevereiro: Cristina McGlew, Gerente de Responsabilidade Social da América Latina e Caribe; Kevin Johnston, Gerente de Marketing; John Lim, Gerente de Marketing Global; e Flávio Provedel, Gerente de Responsabilidade Social, representaram a Cisco System em visita ao Baixo Sul.

A empresa é líder mundial em redes para a internet e é parceira do PDCIS desde 2009, quando apoiou o Projeto Caia na Rede na região. A visita permitiu a interação com os jovens da CFR-PTN e associados da Coopatan. Também visitaram, em Valença, o Centro de Formação Profissional Construir Melhor.

“é brilhante como uma abordagem simples e bem estruturada esteja realmente impactando as comunidades do Baixo Sul de forma tão significativa. A Cisco tem a honra de colaborar com esta iniciativa”, afirmou Cristina.

Na mesma data, 80 Integrantes da área de Pessoas e Organização da Braskem, a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, interagiram com os jovens da CFR-PTN e cooperados da Coopatan. Eles foram recepcionados por Delcy Machado, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Fundação Odebrecht

“Esse é um dia muito importante para todos nós e uma experiência mágica, pois estamos vendo de perto como a Tecnologia Empresarial Odebrecht é aplicada na zona rural, com jovens e suas famílias”, afirmou Mariana Buffe, da Braskem.

24 e 25 de fevereiro: Binho Marques, Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), esteve no Baixo Sul acompanhado de Flávia Nogueira, Diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino (DASE/SASE/MEC), e Cybele Amado, Diretora Executiva e Presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). Eles trocaram experiências na CFR-PTN e Coopatan, e seguiram para a Serra da Papuã, onde participaram da cerimônia de lançamento do Projeto Pratigi pela Educação.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital