09h14

Parcerias que fortalecem a agricultura familiar

Bompreço e Todo Dia comercializaram mais de 85 mil quilos de abacaxi produzidos no Baixo Sul da Bahia no mês de novembro

Compartilhe
Tamanho do texto

Jailton Ribeiro, 23 anos, sempre quis permanecer em sua comunidade e ser dono do seu próprio negócio. A concretização do seu sonho se tornou possível após sua passagem pela Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), que oferece educação qualificada e oportunidades para jovens da zona rural. Após três anos de estudos, Jailton se tornou técnico em agropecuária e se associou à Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). “Eu era um jovem sem perspectivas para o futuro, hoje sou referência no lugar onde vivo”, conta.

Morador da comunidade de Ouro Preto, localizada no município de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia, ele cultiva mandioca, abacaxi, cacau e banana em sua propriedade, junto com sua família. “Nossa plantação está se desenvolvendo bem e devo isso à Casa Familiar pelo investimento em minha formação”, afirma Jailton.

Toda a sua colheita é entregue à Coopatan, que ao ofertar produtos de qualidade aos parceiros sociais e seus clientes, garante justa distribuição de renda e qualidade de vida aos seus 293 associados. “Nossa atuação é essencial ao fortalecimento da mandioca e fruticultura na região”, ressalta Juscelino Macedo, Coordenador do Negócio Mandioca e Fruticultura.


Jailton se formou na CFR-PTN e cultiva mandioca, abacaxi, cacau e banana
em sua propriedade, junto com sua família

Em novembro de 2013, a Cooperativa foi responsável pelo fornecimento de 85 mil quilos de abacaxi para o abastecimento total do supermercados Bompreço e Todo Dia, ambas da rede Walmart, na Bahia. “Essa pode ser uma grande oportunidade para o fornecimento de nossos produtos em outras regiões do País”, acredita João Neto, Líder do setor secundário e terciário na Coopatan, responsável por coordenar as ações de beneficiamento e escoamento da produção.

Para Radi Batista, Gerente Comercial do Walmart, a qualidade dos produtos ofertados pela Cooperativa contribui para o fortalecimento da confiança que os clientes depositam na rede de supermercados. “As características dos hortifrútis fazem a diferença no quesito qualidade e segurança alimentar, e isso é fundamental. Temos total confiança no trabalho desenvolvido pela Coopatan e estamos muito felizes com a parceria”, afirma.

Além do abacaxi, a Coopatan fornece ao Walmart banana, farinha de mandioca e massa de puba, aipim e tapioca para produção de bolos pela central de padarias da rede.

Jailton foi um dos produtores rurais que se destacou na entrega do produto para a distribuição aos supermercados Bompreço e Todo Dia. “Para mim é uma grande satisfação poder colaborar com o crescimento da Cooperativa por meio da minha produção”.

A CFR-PTN e Coopatan estão ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados.
 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital