15h13

Petrobras contribui com iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia

Capacitação de jovens e adultos incentiva o acesso ao trabalho aliado à responsabilidade ambiental e patrimonial, visando o crescimento do turismo na região

Compartilhe
Tamanho do texto

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides) e a Petrobras, apoiados pela Prefeitura Municipal de Maraú, na Bahia, deram início ao projeto Agroecoturismo, Capacitação, Trabalho e Renda. A iniciativa busca capacitar jovens e adultos para promover o acesso ao trabalho aliado à responsabilidade ambiental e patrimonial, desenvolvendo o turismo na região do Baixo Sul da Bahia.

O projeto foi um dos 26 contemplados na seleção pública Integração Petrobras Comunidade, que destinou mais de R$ 6 milhões para a execução de atividades de capacitação em 25 cidades localizadas em regiões no entorno de unidades da companhia. Na Bahia, 17 municípios foram selecionados, entre eles Esplanada, Itacaré, Valença, Salvador e Maraú.

Chamada de “Polinésia Baiana” por suas belezas naturais, Maraú é cercada de ilhas, cachoeiras e Mata Atlântica e, por isso, atrai turistas do mundo inteiro. “Capacitar para atender bem o visitante gera oportunidades de trabalho e renda, perpetuando um ciclo virtuoso, favorecendo o estabelecimento de empreendimentos no local e novas demandas”, esclarece Charles Ping, Coordenador do Projeto Agroecoturismo no Ides.


Moradores participaram de palestras e treinamentos no mês de fevereiro


Cerca de 185 moradores da cidade e dos povoados de Ibiaçu, Tremembé, Cassange, Barra Grande e Santa Maria já participaram de treinamentos na área de atendimento ao cliente, além de palestras sobre autoestima e empreendedorismo. Realizados também em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os cursos ligados ao projeto Agroecoturismo serão gratuitos e estão voltados para Educação Patrimonial, Ambiental e Turismo, Empreendedorismo, Técnicas para Cozinheiro, Camareira, Garçom, buscando atender cerca de 150 beneficiários cada.

Para José Pinheiro, Presidente da Associação do Assentamento Santa Maria, a oportunidade é fundamental para consolidar e somar com os resultados da cozinha comunitária já existente no local. “Com certeza nosso cliente será atendido ainda melhor e nossas vendas serão ampliadas”.

“A partir da experiência no município, poderemos fortalecer e replicar para os demais destinos turísticos do Baixo Sul”, finaliza o Coordenador do Projeto.

O Ides é uma das iniciativas ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados.

Integração Petrobras Comunidades

A seleção pública está alinhada às diretrizes do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, que contribui com iniciativas desenvolvidas em comunidades do entorno das unidades da companhia. Por meio dessa ação, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua, além de garantir a democratização do acesso aos pedidos de patrocínios e transparência na escolha dos projetos selecionados.

A Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), instituição também ligada ao PDCIS, foi contemplada pelo Programa em 2010, e utilizou os recursos para ampliar sua atuação junto às famílias dos jovens e comunidades do Baixo Sul.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital