09h55

Guia das Melhores Práticas de Governança é publicado

Segunda edição lançada pelo GIFE e IBGC é patrocinada pelas fundações Odebrecht, Banco do Brasil e Instituto Camargo Corrêa

Compartilhe
Tamanho do texto

O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), lançou, no dia 20 de março, a segunda edição do “Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais”.

Patrocinado pelas fundações Odebrecht e Banco do Brasil, além do Instituto Camargo Corrêa, a proposta do guia é promover as melhores práticas de governança entre os principais agentes de investimento social do país, estabelecendo padrões de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade.

O novo material traz uma revisão e aprimoramento da primeira edição, lançada em 2009, também com o apoio dos atuais patrocinadores. “Sentimos a necessidade de fazer melhorias, pois o tema é extremamente importante para as organizações sociais, mas relativamente recente no setor”, comenta Pamela Ribeiro, coordenadora de conhecimento do GIFE.

Uma das principais modificações na nova edição diz respeito ao tema de relacionamento das instituições com as empresas mantenedoras, avançando na discussão de prestação de serviços e uso de marca. Nela, ainda são abordadas temáticas como orientação quanto à contratação, avaliação do executivo principal e da equipe técnica, contratação de auditorias, entre outros. 

“A governança é um tema de extrema relevância e a publicação busca difundir as melhores práticas, valorizando as fundações e institutos empresariais. Com isso, consolida as lições aprendidas no que diz respeito à boa administração dessas organizações”, relata Delcy Machado, Vice-Presidente da Sustentabilidade, que representou a Fundação Odebrecht no lançamento do Guia.

O processo de construção desta nova edição do guia foi participativo. Inicialmente, associados e parceiros analisaram o material e trouxeram sugestões para sua revisão. Numa segunda etapa, no final de 2013, o material foi colocado para consulta pública, recebendo novas contribuições.

Sobre o GIFE
Grupo de investidores sociais, o GIFE conta hoje com mais de 130 associados, sendo eles empresariais, familiares, independentes ou comunitários. Instituído formalmente em 1995, o GIFE é referência sobre investimento social no Brasil e um dos seus sócios-fundadores é a Fundação Odebrecht.

Fonte: GIFE

 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital