10h01

Mais uma fonte de renda para cooperados

Produtos antes descartados possibilitam crescimento da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan)

Compartilhe
Tamanho do texto


Cooperados conseguem ampliar renda com produtos antes descartados

Garantir renda e qualidade de vida às Unidades-Famílias é um dos objetivos da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). Além da farinha de mandioca, os associados comercializam, por meio da Cooperativa, banana, aipim, abóbora e abacaxi. Desde o mês de abril, a Coopatan passou a escoar bananas descascadas e o produto tem se firmado como mais uma fonte de renda para os cooperados.

“Nosso faturamento no último quadrimestre foi 26% maior que o previsto por conta deste novo mercado, que minimizou perdas no pré-beneficiamento de frutas”, pontua Juscelino Macedo, Coordenador do Negócio Mandioca e Fruticultura. Ele esclarece que, no momento da pesagem, é feita uma seleção para retirada de bananas com manchas na casca ou danos causados durante a colheita e isto gerava perdas de estoque. “Hoje, conseguimos vender a banana madura antes descartada e contribuir com a consolidação de mais um negócio”.

Utilizada na fabricação de bebidas como energéticos, estão sendo fornecidas em média duas toneladas do produto por semana, com expectativa de aumentar para oito até o final deste ano. “Estamos estruturando com o cliente um volume crescente e constante de distribuição, inclusive firmando contrato para garantir o repasse o ano inteiro”, assegura João Neto, Líder dos setores secundário e terciário da Coopatan, responsável também por coordenar as ações de beneficiamento e escoamento da produção.

“Cada negócio que se inicia gera novas oportunidades e consequentemente o crescimento da cooperativa para que ela se torne cada vez mais sustentável, criando um ambiente de desenvolvimento para a região onde atua”, finaliza Macedo. A Coopatan é uma das cooperativas ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht com o apoio de parceiros públicos e privados.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital