09h14

Instituições nacionais e internacionais conhecem ações sustentáveis no Baixo Sul

Nos meses de maio e junho, destaque para a presença de representantes da Suzano, Michelin Brasil, Fundação José Carvalho e Odebrecht Latinvest

Compartilhe
Tamanho do texto

Instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental Baixo Sul da Bahia (PDCIS) recepcionaram representantes da Michelin Brasil, Grupo Suzano, Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros. Nos meses de maio e junho, diversas instituições conheceram o PDCIS, uma iniciativa conjunta da Fundação Odebrecht com parceiros públicos e privados.


Integrantes da Odebrecht Latinvest durante passagem pela CFR-I


Maio

5 a 8 de maio: Marcos Oliveira e Ione Alencar, respectivamente, Gerentes de Meio Ambiente e de Sustentabilidade da Odebrecht Latinvest, estiveram no Baixo Sul acompanhados por Janet Benavides, Gerente de Responsabilidade Social da Associação Odebrecht Peru, José Luís Mogollón, Gerente de Sustentabilidade da IIRSA Sul e Álvaro Mellado, Gerente de Sustentabilidade do Consórcio Construtor IIRSA Norte, no Peru.

Em visita à Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), o grupo participou de um bate papo com jovens e ouviu histórias de vidas. Eles passaram ainda pela Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon), Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) e Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN).

“Estive nesta região cinco anos atrás e estou impressionada em verificar o grande avanço que aconteceu em tão pouco tempo. Espero voltar outras vezes e ser surpreendida novamente”, comentou Ione.

9 de maio: a CFR-I recebeu integrantes da Michelin Brasil e Fundação Dom Cabral, que desenvolve soluções educacionais para organizações em todo o País. “Foi maravilhoso conhecer histórias lindas de jovens que estão se preparando para mudar a realidade de suas famílias e consequentemente da região onde vivem”, contou Nélia Lages, integrante da Michelin Pneus.


Representante do Grupo Suzano conheceu o artesanato feito com base na piaçava
 

12 a 15 de maio: “O diferencial do PDCIS é sua atuação em todos os aspectos que dizem respeito a sustentabilidade. É natural encontrarmos iniciativas isoladas que focam apenas no fator social, ambiental, econômico, por exemplo. É impressionante perceber que aqui está tudo integrado”, afirmou Marina Feffer, representante do Grupo Suzano.

Em sua passagem pelo Baixo Sul, ela visitou a CFR-I, CFR-PTN e Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf). Além disso, conheceu o processo de produção da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), Coopatan e Coopalm. Na Serra a Papuã, em Ibirapitanga (BA), conheceu as ações desenvolvidas pela Organização de Conservação da Terra (OCT) e Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir).


Estudantes da Cfaf recepcionaram visitantes no mês de maio


12 a 20 de maio: uma série de encontros entre parceiros e comunidade beneficiada pelo PDCIS foram realizados para compartilhar experiências e os principais resultados e desafios desta iniciativa. Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), Governo Estadual da Bahia, Exército Brasileiro, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Odebrecht, líderes do PDCIS e prefeitos dos municípios envolvidos no Programa participaram das discussões. Clique aqui e confira mais detalhes sobre a visita.

16 de maio: integrantes da Odebrecht Óleo e Gás estiveram na sede do Construir Melhor, em Valença (BA). Na ocasião, foram apresentados aos beneficiados e conheceram a Casa de PVC, resultado do trabalho de conclusão de curso de alguns jovens.

19 de maio: alunos da Kennesaw State University (KSU) de Atlanta (EUA) visitaram a CFR-I acompanhados por representantes do Instituto de Desenvolvimento do Baixo Sul da Bahia (Ides). O objetivo foi compreender de que forma é aplicado o modelo adotado pelas Casas Familiares Rurais, principalmente no que diz respeito à formação de lideranças.

“É a primeira vez que venho ao Brasil e esta experiência excedeu as minhas expectativas. O mais impressionante é a contextualização do aprendizado e a forma como interagem com a comunidade”, diz Jéssica Grimes, estudante do curso de Comunicação.

22 de maio: mais de 50 docentes de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe estiveram no Edifício Sede da Odebrecht, em Salvador (BA), para apresentação de Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht. Clique aqui e confira a cobertura completa.

Junho

5 a 6 de junho: representantes da Fundação José Carvalho (FJC) conheceram as Casas Familiares Rurais de Presidente Tancredo Neves, Igrapiúna e Nilo Peçanha, além da Agir e OCT. Em passagem pela CFR-PTN, o grupo foi recebido por jovens que contaram suas histórias de vida. Entre os visitantes, Marta Barroso, Vice-Presidente da FJC, Hulda Galvão, Ronaldo Sobrinho e Bárbara Carvalho, Conselheiros da FJC, Tatiane Gubert e Roseli Machado, Assessoras do Conselho.


Representantes da FJC no Núcleo da Cultura Odebrecht, em Salvador


Nas mesmas datas, Clovis Matheus, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), esteve na Coopecon e CFA para realizar pesquisas acadêmicas.

6 de junho: Alexandre Prado, Cristina Ferreira e Ricardo Gomes, que fazem parte da equipe do Instituto Arapyaú de Educação e Desenvolvimento Sustentável, estiveram na Cfaf e CFR-I para conhecerem seus projetos pedagógicos.

18 de junho: Vera Ondei e Rafael Garcia, jornalista e fotógrafo da revista Dinheiro Rural, estiveram no município baiano de Presidente Tancredo Neves. O objetivo foi conhecer os resultados parciais de pesquisa científica realizada por jovens da CFR-PTN em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital