Construir Melhor terá representante na edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento

Conheça Marcelo Conceição, jovem do município de Valença que representará a Bahia na modalidade construção em alvenaria. Evento acontece de 3 a 6 de setembro em Belo Horizonte (MG)

Construir paredes com tijolos tem sido um dos desafios diários de Marcelo Conceição, 18 anos, morador do município de Valença (BA). O jovem está se preparando para participar da 8ª edição da Olimpíada do Conhecimento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que acontece de 3 a 6 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Para ele, cada treinamento é um novo passo para a realização de um sonho. “é a primeira vez que a Bahia vai participar na modalidade construção em alvenaria e meu desejo é conquistar a medalha de ouro”. diz.

Durante os quatro dias de evento, serão realizadas tarefas semelhantes às que os participantes enfrentariam em situações reais no dia a dia de cada atividade exercida. Um projeto será designado para ser interpretado e executado aplicando o conhecimento e a compreensão para a construção da alvenaria.

Conceição nasceu em Valença e representará o Construir Melhor no evento

Conceição será o representante do Centro de Formação Profissional Construir Melhor, instituição ligada ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht com o apoio de parceiros públicos e privados.

“Somos construtores de sonhos, não somente de conhecimentos práticos e teóricos”, afirma Arnaud Le Carré, treinador do jovem. Ele conta ainda que os participantes recebem orientação psicológica durante o treinamento e nos dias de competição. “Eles estão descobrindo seus potenciais para que possam experimentar a conquista pessoal e coletiva conseguidas pelo aperfeiçoamento e aprimoramento de suas aptidões. O acompanhamento é essencial e ajuda na disciplina, foco e motivação em um ambiente olímpico”.

Jovem durante treinamentos para a Olímpiada que acontece de 3 a 6 de setembro

Para Conceição, o aprendizado será um dos principais resultados de sua participação nas Olimpíadas e fundamental para sua formação profissional.  “Cada tijolo fora do alinhamento é um esforço a mais que terei que dedicar para solucionar, mas sei que estou adquirindo conhecimento e isso fortalecerá minha carreira. Vale mais que a medalha, é o sucesso da minha vida”.

Sobre as Olimpíadas do Conhecimento
O maior torneio de educação profissional das Américas é realizado desde 2001 pelo SENAI com a participação de estudantes de cursos profissionais de todo o País. Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. Além das 6 mil pessoas envolvidas no evento, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período.