08h55

Fortalecendo a educação no campo

Estudantes do Colégio Casa Jovem iniciam estágios práticos em aquicultura e agricultura

Compartilhe
Tamanho do texto

Mais de 900 educandos dos municípios baianos de Igrapiúna, Ituberá e Piraí do Norte estão tendo acesso a uma educação contextualizada adaptada à realidade do campo. Com foco na formação cidadã, o Colégio Casa Jovem oferece o Ensino Básico: infantil, fundamental I e II, Educação de jovens e adultos além do curso técnico em Agroecologia integrado ao Nível Médio.

Como parte das estratégias para dar continuidade ao desenvolvimento de uma tecnologia educacional orientada para o trabalho rural, foi iniciado no mês de julho um Programa de Estágio em aquicultura e agricultura, com foco nas culturas de cacau e palmito de pupunha além de práticas de cultivo de tilápia em águas continentais. A atividade é direcionada para os estudantes do Nível Médio e realizada nas Fazendas Reunidas Vale do Juliana, em Igrapiúna (BA), onde também está situada a unidade de ensino.


Estágios práticos são voltados para aquicultura e agricultura


“Este é um exemplo prático de ações integradas e colaborativas que fortalecem a educação no campo”, afirma Lauana Lopes, Diretora da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Casa Jovem, que apoia a unidade de ensino. A OSCIP é uma das instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht com o apoio de parceiros públicos e privados.

Lauana ressalta que os estágios são de fundamental importância para as atividades desenvolvidas na sala de aula. “Os estudantes terão oportunidade de conhecer as diferentes atividades existentes na fazenda, aprendendo com líderes e técnicos das áreas a tecnologia aplicada em cada negócio”, diz.

Mirella Cristina, estudante do 3º ano, conta que a iniciativa está despertando a vontade de praticar cada vez mais os conteúdos do curso. “Assim podemos passar para nossos pais novas técnicas de produção, o passo a passo que estamos aprendendo aqui e a forma correta do manejo do solo”.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital