09h22

Secretaria de Administração da Bahia firma acordo de cooperação com Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi

Parceria possibilitará capacitação de servidores estaduais e municipais do interior do Estado

Compartilhe
Tamanho do texto

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), firmou no dia 15 de setembro, Acordo de Cooperação com o Consórcio Intermunicipal da área de Proteção Ambiental do Pratigi (Ciapra) para capacitação de servidores públicos que atuam nos municípios representados pelo Ciapra: Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Piraí do Norte. Os cursos visam a ampliação da Universidade Corporativa do Servidor (UCS/Saeb) e serão voltados para as áreas de gestão de pessoas, licitações, suprimentos e atendimento.

A parceria com o Ciapra, que busca promover formas articuladas de planejamento para o desenvolvimento sustentável do Baixo Sul da Bahia, é a primeira do Estado com um consórcio intermunicipal. De acordo com Edelvino Góes, Secretário da Administração, o objetivo é fomentar excelência nas equipes que fazem parte da administração estatal, levando capacitações próximas aos locais de trabalho. “Queremos promover a valorização dos profissionais e acreditamos que este instrumento será essencial para fomentar a disseminação de qualidade e políticas públicas”, diz.

Francisco Pereira, Diretor Executivo do Ciapra, compartilha da mesma crença e afirma que as capacitações se mostram como um modelo eficaz para levar melhorias às gestões do governo. “Neste caso, acredito que o sucesso da ferramenta se dá por reunir, em um mesmo ambiente, servidores estaduais e municipais".

A primeira etapa dos cursos será iniciada ainda no mês de setembro, com 180 pessoas em seis turmas. Sob a responsabilidade da UCS/Saeb está a elaboração das aulas, materiais didáticos, certificados e a definição dos instrutores. Já o Ciapra apoiará na infraestrutura, disponibilização de equipamentos e acompanhamento direto na execução das atividades, desde o plano de trabalho até as avaliações dos resultados.

Com vigência de três anos e possibilidade de prorrogação, o acordo firmado pode ser o início de outras sinergias com consórcios do interior do Estado. “A maioria das capacitações se concentra na capital, Salvador. Essa demanda será suprida com as parcerias que somarão para o alcance da meta de 20 mil cursos ao longo do ano”, finaliza Joana Pinheiro, Diretora de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Saeb.

O Consórcio
Constituído em 2008, o Ciapra busca ser um interlocutor entre os governos Federal e Estadual e as prefeituras que representa. Suas ações visam à implantação e melhoria dos serviços para a população, da infraestrutura e das ações sociais e produtivas na sua área de atuação, fortalecendo as políticas públicas.

Em conjunto com governos Federal, Estadual e Municipais, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e Fundação Odebrecht, o Ciapra é instituidor do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS). O desafio desse programa é tornar próspera e dinâmica uma área rural com grande patrimônio ambiental, fixando os jovens talentos no campo.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital