Investimentos em iniciativas sustentáveis

Parceria com Bolsa de Valores Socioambientais possibilita doações de recursos financeiros para Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves

Com a colaboração de pessoas ou empresas, a Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA) busca impulsionar iniciativas que contribuem para que os Oito Objetivos do Milênio (ODM) sejam alcançados. Criada pela BM&FBovespa e apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a BVSA incentiva a doação de recursos financeiros no Brasil e proporciona visibilidade a projetos de organizações sem fins lucrativos que necessitam de aportes para sua ampliação ou realização.

Atualmente 12 iniciativas compõem o portfólio no site da BVSA. Entre elas está a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), que oferece educação profissional de qualidade a jovens no Baixo Sul da Bahia, estimulando a permanência no campo e na agricultura familiar.

Para ter seu projeto listado na Bolsa, as organizações passam por rigoroso processo de seleção. “A partir da inscrição, os habilitados na primeira fase são avaliados por meio de documentos e visitas técnicas”, esclarece Adelcio Menezes, Responsável por Convênios e Parcerias Sociais na CFR-PTN.

Instituição de ensino oferece educação de qualidade aos jovens do Baixo Sul da Bahia

Após a aprovação, as ações ficam disponíveis durante um ano para captação de recursos. De acordo com Sonia Favaretto, Superintendente do Instituto BM&FBovespa, a grande preocupação com a transparência faz com que todos os doadores tenham acesso a relatórios e acompanhem a evolução dos investimentos. “Com isso estimulamos uma rede de solidariedade que promove e instiga iniciativas de fundamental importância para a sociedade”, diz.

Ao final desta etapa o uso dos recursos é monitorado de forma a garantir que eles sejam direcionados para os objetivos previamente assumidos. Na CFR-PTN, Menezes explica que as doações, quando repassadas à instituição, serão destinadas para custear insumos, combustível, alimentação e materiais didáticos.

A Casa Familiar é uma das instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht com o apoio de parceiros públicos e privados. O PDCIS tem como desafio tornar próspera e dinâmica uma área rural com grande patrimônio ambiental, fixando os jovens talentos no campo. O Programa contempla, em uma única iniciativa, os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propugnados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Como participar das doações na BVSA
Qualquer pessoa ou empresa pode investir. Para isso, precisa escolher entre um projeto ou um ODM. Essa segunda escolha permite que a doação beneficie todas as ações que buscam alcançar o Objetivo do Milênio selecionado. O aporte mínimo é de R$ 20,00 e a meta de arrecadação estipulada pela BVSA por iniciativa é de, no máximo, R$ 100 mil.

Para apoiar a CFR-PTN, clique aqui.