09h06

Jovens do projeto Trilhando Caminhos promovem I Conferência dos Direitos da Crianças e do Adolescente

Evento aconteceu no município baiano de Presidente Tancredo Neves e reuniu comunidades para debater políticas públicas

Compartilhe
Tamanho do texto

Mais de 60 jovens do município de Presidente Tancredo Neves (BA) se reuniram durante a I Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorreu em 9 de outubro. O evento, realizado por participantes do projeto Trilhando Caminhos, se propôs a debater a Política Nacional e o Plano Decenal - uma síntese da situação atual da infância e adolescência no País, com eixos, diretrizes e metas.

Katiane Santos, 15 anos, uma das organizadoras do evento, ingressou no Trilhando Caminhos no início de 2014. “Estou adquirindo conhecimentos que serão levados para toda vida”, diz. Fomentada pelo Instituto Direito e Cidadania (IDC), a iniciativa promove o Protagonismo Juvenil, estimulando adolescentes para o trabalho comunitário e a convivência social pacífica.


Jovens e comunidade se reuniram para debate sobre políticas públicas
 

Para Maria Celeste Pereira, Diretora Executiva do IDC, a mobilização evidencia como os participantes do Trilhando Caminhos são proativos e promovem o pensamento crítico. “Percebemos o fortalecimento dos laços construídos entre eles e as comunidades e isso é capaz de promover mudanças significativas em ambos”, acredita.

Durante a Conferência, estudantes de escolas da região, representantes dos Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social debateram temas como saúde, cultura, educação e novas políticas públicas. O grupo sugeriu ainda estratégias para que as leis não sejam violadas.

Katiane celebra a participação no evento. “O momento foi de interação entre os jovens. O resultado disso é um documento com as propostas elaboradas durante a Conferência, que será encaminhado para o CMDCA do município e enviado para representantes do Estado”, diz.

O IDC é uma das instituições que fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital