ONU declara 2015 como o Ano Internacional dos Solos

A expectativa é que Governos, Organizações da Sociedade Civil e setor privado trabalhem durante o ano para alcançar o total reconhecimento das importantes contribuições dos solos

Em dezembro de 2013, a ONU aprovou, a partir de resoluções propostas pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, que 2015 será o Ano Internacional do Solos (AIS). A iniciativa oferece uma oportunidade de despertar para uma maior conscientização sobre a relevância do solo como base do desenvolvimento socioeconômico da sociedade, bem como das funções essenciais dos ecossistemas para uma melhor adaptação às alterações climáticas.

Segundo Eve Crowley, Representante Regional Adjunta da FAO, “é essencial manter um equilíbrio cuidadoso entre a necessidade de preservar os nossos recursos naturais e expandir a nossa produção de alimentos. O Ano dos Solos visa gerar esta consciência”, explicou. De acordo com a Organização, os solos saudáveis estão na base da agricultura familiar, na produção de alimentos e na luta contra a fome e, ainda, cumprem um papel como reservatórios da biodiversidade.

Amor e cuidado com o solo: Jovam do Nascimento, agricultor do
Baixo Sul, pratica o reflorestamento

Neste contexto, a Fundação Odebrecht destaca a importância dos projetos que fazem parte do Pacto de Governança do PDCIS - Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia para a conservação e desenvolvimento sustentável dos solos no Baixo Sul. Visando tornar próspera e dinâmica uma área rural com grande patrimônio ambiental, os projetos apoiados fixam os jovens talentos no campo, que usam de tecnologias sustentáveis, planejamento de uso da terra e de boas práticas para desenvolverem os seus processos produtivos.

Confira abaixo o vídeo da ONU sobre o Ano Internacional dos Solos:

é necessário o plugin do Flash Player para ver este vídeo.

*Com informações do Portal da ANDEF