15h10

Estudantes do Colégio Casa Jovem complementam formação com estágio

Estágio em Aquicultura e Agricultura amplia conhecimentos por meio de práticas e enriquece a aprendizagem nas áreas

Compartilhe
Tamanho do texto

Além de ofertar a educação básica para crianças, adolescentes e adultos dos munícipios de Igrapiúna, Piraí do Norte e Ituberá, o Colégio Casa Jovem ministra o curso de Educação Profissional Técnica em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio. Com um ensino contextualizado adaptado à realidade do campo e uma formação cidadã, tem como base o estímulo para que seus alunos sejam donos de seus próprios destinos.

Em 2014, os 30 estudantes da Educação Profissional puderam complementar o ensino teórico com o estágio supervisionado, realizado nas Fazendas Reunidas Vale do Juliana, em Igrapiúna (BA), onde também está situada a unidade de ensino. Com trabalhos em piscicultura e agricultura nas culturas de cacau e palmito de pupunha, eles ampliaram conhecimentos por meio das práticas e enriqueceram a aprendizagem nas diversas áreas. 

“Os jovens têm a oportunidade de praticar com líderes as tecnologias aplicadas em cada negócio. Este é um exemplo de ações integradas e colaborativas que fortalecem a educação no campo,” afirmou Lauana Lopes, Diretora da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Casa Jovem.


Psicultura: Jovens aprendem a manter a qualidade da água 

No estágio, que faz parte da matriz curricular da instituição, os alunos aprendem, entre outros assuntos, sobre a produção de mudas do Sistema Agroflorestal – SAF e a incorporação de corretivos nas plantações de cacau. Na área de piscicultura, a manutenção da qualidade da água e o controle sanitário são alguns dos temas estudados e trabalhados na prática. 

Para Aldair Jesus dos Santos, aluno formado em novembro de 2014, "todo conhecimento que é bom, é pra toda vida, e o que aprendemos durante o estágio vamos repassar para nossas famílias, vizinhos e amigos. Temos um estímulo a mais para transformarmos a nossa comunidade”. Em 2015, mais 30 jovens participarão do Estágio em Aquicultura e Agricultura do Colégio Casa Jovem. O início está previsto para abril e a duração é de oito meses.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital