09h38

Novos empresários rurais

Dez jovens da Casa Familiar Rural de Igrapiúna tornam-se associados de Cooperativa no Baixo Sul da Bahia

Compartilhe
Tamanho do texto

Elinaldo de Jesus, 22 anos, e Jossilma Brito, 20 anos, nunca esconderam a vontade em permanecer no campo. Quando eram estudantes da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), o empenho, a determinação e o compromisso de ambos era notável. No último ano de formação, já tinham implantado em suas propriedades um hectare de pupunha. Foi então, no final de 2014, que Elinaldo e Jossilma puderam tornar o desejo de associarem-se à Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), realidade.

“é a concretização de um sonho pensado por mim e pela minha família. Valeu a pena acreditar que é possível permanecer no campo com qualidade de vida”, diz Jossilma. “Agora sou dono do meu próprio negócio, tenho garantia de comercialização e valorização do meu produto por meio da cooperativa”, compartilha Elinaldo.

Além dos dois novos empresários rurais, mais oito jovens da CFR-I associaram-se à Coopalm em 2014. Cinco deles ainda são estudantes do terceiro e último ano de formação, a exemplo de Daniel dos Santos, 18 anos, que seguirá os passos do pai, também cooperado. “Terei uma renda fixa através do meu projeto produtivo e poderei ajudar ainda mais a minha família”, comenta.

Estudantes do último ano da CFR-I também tornaram-se cooperados

Para o Presidente da Cooperativa, Raimundo dos Santos, além de enriquecerem o campo, os novos associados representam o futuro da Coopalm. “São cooperados qualificados e preparados para trabalharem no campo, produzindo mais e melhor”, diz. O Diretor da CFR-I, Robson Kisaki, ressaltou a importância das duas instituições na vida dos jovens. “Com foco no Capital Humano, a CFR-I busca contribuir com o desenvolvimento dos seus alunos durante os três anos de formação. Nas Cooperativas Estratégicas, eles encontrarão um ambiente favorável para o seu crescimento, com a geração de trabalho e a justa distribuição da renda”, afirma.

CFR-I e Coopalm fazem parte do Pacto de Governança do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), apoiado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados.

 

 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital