14h05

Tributo ao Futuro: confira os resultados da campanha 2014

Programa social da Fundação Odebrecht bate recordes de número de investidores e de arrecadação em 2014

Compartilhe
Tamanho do texto

O Tributo ao Futuro, Programa da Fundação Odebrecht, busca transformar a realidade de crianças e adolescentes ao possibilitar o financiamento de projetos educacionais. Na campanha de 2014, mais de 10.000 colaboradores da Organização Odebrecht e empresas parceiras foram mobilizados e contribuíram com o Programa a partir da destinação de parte do Imposto de Renda e/ou por meio de doações. O aporte de recursos este ano, superior a R$ 5,8 milhões, é realizado através dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Para o Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, Eduardo Odebrecht de Queiroz, “com a marca expressiva da campanha do último ano, crianças e adolescentes diretamente beneficiados pelo Programa Tributo ao Futuro terão oportunidade de acesso à educação contextualizada pelo trabalho, desenvolvendo-se integralmente como seres humanos e contribuindo para a transformação social de suas comunidades e das futuras gerações”. Desde a sua criação, em 2004, já foram arrecadados mais de R$ 28 milhões.

Entre os projetos apoiados, o Programa Tributo ao Futuro contribui com iniciativas como as executadas pelo Instituto Direito e Cidadania, que monitora planejamentos e políticas públicas visando a garantia dos diretos humanos da criança e do adolescente. Outro exemplo é o Projeto Educativo-Produtivo (PEP), executado pelas Casas Familiares Rurais, instituições que fazem parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade - PDCIS. As Casas Familiares são associações civis e estão voltadas para a educação com foco na realidade do campo e na formação de adolescentes empresários rurais.

Atualmente, o projeto alcança mais de 4.500 pessoas direta e indiretamente, a exemplo de Jean Rangel, aluno do terceiro ano da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves. Com o apoio da família, ele implantou cerca de 3,5 hectares de banana tipo terra, 1 hectare de aipim e 2 hectares de mandioca. Seu desejo agora é alcançar a sustentabilidade sem sair da sua comunidade. “Com os lucros obtidos pelas áreas produtivas, quero continuar produzindo de forma harmônica, reinvestindo para garantir a nossa permanência no campo, com qualidade”, afirma.

Segundo a Vice-Presidente de Organização & Governança da Fundação Odebrecht, Graciela Mends Ribeiro Reis, a expectativa para a campanha em 2015 é a de ampliar ainda mais o número de beneficiados diretos e indiretos do Programa para transformar a vida de crianças, adolescentes e suas famílias, inseridas em suas comunidades. “Realizar este desafio implica em intensificar a mobilização de integrantes em torno da transformação social por meio de ações sinérgicas e bem coordenadas entre os parceiros”, afirma.

Invista na transformação social!

Contribuintes brasileiros de IR (Pessoas Físicas) que fazem Declaração de Ajuste Anual por meio do formulário completo podem destinar até 6% do imposto aos projetos apoiados pelos FMDCAs via Tributo ao Futuro. Os participantes têm direito ao Benefício Fiscal: dedução ou restituição do valor destinado. Também é possível que Pessoas Jurídicas contribuam até 1% do IR devido, desde que declarem com base no lucro real, podendo abater 100% do valor na parcela do imposto a pagar. Aqueles que declaram o IR a partir do formulário simplificado ou são isentos também podem contribuir para a formação de crianças e adolescentes com a doação de qualquer valor no período de arrecadação anual, que começa em agosto. 

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital