15h32

Encontros no Baixo Sul da Bahia

Confira quem visitou a região e as instituições que fazem parte do PDCIS no mês de maio. Em destaque, membros do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e seu Presidente, Emílio Alves Odebrecht

Compartilhe
Tamanho do texto

Desde 2003, a Fundação Odebrecht coordena o PDCIS - Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade, que tem o desafio de oferecer oportunidades para que os jovens se fixem na zona rural, integrados a suas famílias. Nas visitas às instituições que fazem parte do Programa, é possível conhecer o dia a dia dos beneficiados, por meio de suas rotinas e histórias de vida, configurando-se uma troca de saberes e conhecimentos.

Confira quais foram os encontros que ocorreram no mês de maio. Em especial, a visita do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e de seu Presidente, Emílio Alves Odebrecht, ao Baixo Sul da Bahia:

18 de maio: Alunos e professores da Universidade Kennesaw State University – KSU, de Atlanta (EUA), visitaram a Casa Familiar Rural de Igrapiúna – CFR-I. Com o enfoque na preparação de seus alunos para o atual cenário de globalização, a KSU possui relacionamento com diversas Instituições de outros países. Nesta perspectiva, a ida à CFR-I teve o objetivo de compreender o modelo de formação adotado pela Casa Familiar Rural.


Alunos e professores da Universidade Kennesaw State University – KSU

O Professor Ken Hill, responsável pela turma americana, destacou a simultaneidade entre teoria e prática no processo de ensino das Casa Familiares Rurais. “O que me impressiona com esta metodologia é a aplicação imediata, na comunidade, do que é aprendido durante a formação. Assim as comunidades se desenvolvem à medida que os alunos avançam no conhecimento”, destaca Hill. Para os anfitriões, a interação com estudantes de realidades diferentes é motivadora, como enfatiza a jovem Deivilane Santos, 17 anos, de Nilo Peçanha. “Ter a oportunidade de conhecer outras realidades dentro e fora do Brasil nos serve de estímulo e aumenta nossa responsabilidade. Somos referência não só em nossa comunidade”, conclui.

13 a 15 de maio: Durante três dias, Integrantes da Odebrecht óleo e Gás (OOG) conheceram ações do PDCIS, por meio de apresentação na sede da Fundação Odebrecht, em Salvador, e pela experiência no Baixo Sul da Bahia. Ao ouvir as histórias de vida dos jovens das Casas Familiares Rurais que fazem parte do PDCIS, que recebem o apoio de investidores e de recursos do Programa Tributo ao Futuro, que contribui, por exemplo, com a execução de Projetos Educativo-Produtivos, viram de perto como suas contribuições estão transformando muitas realidades. Alguns integrantes da OOG atuam com Agentes do Futuro do Programa Tributo ao Futuro, tendo a missão de disseminar valores e a cultura da sustentabilidade, contribuindo para gerar novas participações e fortalecer os projetos apoiados.


Integrantes da OOG visitaram nascentes que foram recuperadas pela
Organização de Conservação da Terra por meio do Carbono Neutro Pratigi

Durante os dias na região, eles também visitaram nascentes que foram recuperadas pela Organização de Conservação da Terra (OCT), por meio do Carbono Neutro Pratigi, com o apoio da Campanha de Neutralização de Carbono da Odebrecht óleo e Gás. Desde 2014, a empresa realiza a neutralização de seus escritórios do Rio de Janeiro e Itajaí. Para Paulo Leão, plataformista da OOG, visitar a nascente que está ajudando a restaurar foi uma experiência inigualável. “Permitiu vivenciar o dia a dia dos agricultores, seus anseios e suas experiências com o campo. A parceria com a Fundação Odebrecht e as metas pactuadas pelo Programa da OCT possibilitam o alcance de resultados pautados nos ensinamentos da Tecnologia Empresarial Odebrecht”, comenta.

26 e 27 de maio: Acompanhar as ações em andamento e que fazem parte da construção do futuro da Fundação Odebrecht. Com esse objetivo, nos dias 26 e 27 de maio, o Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, Emílio Alves Odebrecht, o Conselheiro Renato Baiardi, o Secretário Executivo do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. e Presidente da Cooperbahia, Edgard Teles, o Diretor de Sustentabilidade da Odebrecht S.A., Sérgio Leão, e as lideranças da Fundação Odebrecht – Eduardo Odebrecht de Queiroz, Presidente Executivo, Graciela Mends Ribeiro Reis, Vice-Presidente de Organização & Governança,  Delcy Machado Filho, Vice-Presidente de Operações de Sustentabilidade PDCIS, e Joaquim Cardoso Filho, Assessor do Presidente Executivo – foram ao Baixo Sul da Bahia e visitaram as instituições que fazem parte do programa coordenado pela Fundação Odebrecht, o PDCIS - Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade.


Da esq. para dir.: Joaquim Cardoso, Juliano Bruno (OCT), Graciela Reis, Eduardo Queiroz, Fabrícia Ferreira (OCT), Edgar Teles, Graziane Leal (OCT), Pedro Paulo (OCT), Renato Baiardi, Sergio Leão, Emílio Odebrecht, Roque Fraga (OCT), Volney Fernandes (OCT) e Delcy Machado

Nas Casas Familiares Rurais, Emílio Odebrecht ressaltou que o trabalho realizado com os jovens é efetivo e deve estar sempre se aprimorando. “O acompanhamento mostra o comprometimento que os jovens têm com a comunidade e com o próprio sucesso. Eles estão zelando pelo que é deles. O objetivo é aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo realizado”, disse o Presidente do Conselho. Ainda segundo Emílio Odebrecht, são eles, com as oportunidades de educação e de geração de trabalho e renda, as grandes promessas para transformar a realidade do Baixo Sul da Bahia. “O nosso desejo é tornar esta região uma referência em produtos e serviços que gerem qualidade de vida sustentável. Apostamos em cada um de vocês e acreditamos que serão agentes que levarão progresso a cada canto desta terra”, disse aos alunos da Casa Familiar Rural de Igrapiúna.

 

 

 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital