08h00

O futuro em nossas mãos

Fundação Odebrecht lança campanha 2015/16 do Programa Tributo ao Futuro. Saiba como participar e contribuir para transformar a realidade de crianças e adolescentes

Compartilhe
Tamanho do texto

Inspirada no tema “Transformação Social: o futuro em nossas mãos”, a Fundação Odebrecht lança a campanha 2015/16 do Programa Tributo ao Futuro. A partir de 1º de setembro de 2015, você pode contribuir para transformar a realidade de centenas de crianças e adolescentes, financiando projetos educacionais, como já fazem muitos Integrantes da Organização Odebrecht e empresas parceiras. Existem duas formas de participar: com a doação de qualquer quantia e a partir da destinação de Imposto de Renda (IR).

Como parte das ações de lançamento da campanha, uma carta assinada por Emílio Alves Odebrecht, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e do Conselho de Administração da Organização Odebrecht, e Eduardo Odebrecht de Queiroz, Vice-Presidente do Conselho de Curadores e Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, foi enviada para os Integrantes da Organização. A mensagem, que ressalta o esforço em prol do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, é um convite à participação – “oportunidade ímpar para o exercício do Espírito de Servir, traço marcante da cultura Odebrecht, e da demonstração cidadã de responsabilidade social que reflete seu compromisso com o bem-estar das futuras gerações em prol de uma Causa Comum, Superior e Nobre”.

Contribuinte desde 2013, Marciana Pereira, da área de P&O e Desenvolvimento de Pessoas do Polo São Paulo, na Odebrecht Agroindustrial, confirma que o Programa tem a capacidade de mudar a história de muitas pessoas. “Tive a oportunidade de conhecer adolescentes apoiados pelo Programa Tributo ao Futuro e a cada ano procuro me dedicar mais e incentivar novos participantes. Pensando nisso, tudo se torna mais fácil”, afirma.

Entre as iniciativas apoiadas por meio de contribuições como a de Marciana, está o Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais, executado pelas Casas Familiares Rurais, instituições que fazem parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade - PDCIS. A formação trabalha ações socioeducativas, nas dimensões social, técnica e produtiva. Como parte do exercício prático, os estudantes desenvolvem projetos produtivos que consistem na implantação de cultivos na propriedade da família com foco na geração de trabalho e renda. São adolescentes como Everlane Souza, 14 anos, aluna do primeiro ano da Casa Familiar Agroflorestal. Para ela, a importância de desenvolver um projeto é gerar renda para toda família. “Minha expectativa é de ampliar a horta que desenvolvo com apoio do Programa Tributo ao Futuro. Quero ter meu próprio negócio, aplicar meus conhecimentos e não sair da comunidade”, afirma.

Confira os projetos apoiados pelo Programa Tributo ao Futuro e que podem receber a sua contribuição por meio da campanha deste ano:

Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais: executado pelas Casas Familiares Rurais que integram o Programa PDCIS, contribui para que adolescentes, futuros empresários rurais, possam assumir a liderança de processos sociais e produtivos em suas comunidades;

Projeto Trilhando Caminhos: executado pelo Instituto direito e Cidadania (IDC), promove a educação formal de adolescentes, conscientizando-os do seu papel enquanto agentes de transformação social;

Projeto Cultura da Mediação na Escola: executado pelo IDC, dissemina a teoria e a prática da mediação de conflitos no ambiente escolar;

Projeto Conselheiros em Ação - Caminhos para o Protagonismo Social: executado pelo IDC, forma conselheiros de direitos e tutelares dos municípios baianos de Igrapiúna e Nilo Peçanha.

O Programa Tributo ao Futuro foi criado no final de 2004, inspirado em uma iniciativa similar, realizada pela Gerdau, e desde 2006 vem financiando projetos. Em sua última campanha, realizada em 2014, mobilizou mais de 10.000 participantes. Juntos, garantiram uma arrecadação superior a R$ 5,8 milhões. Em 2015, a expectativa, segundo Graciela Mends Ribeiro Reis, Vice-Presidente de Organização & Governança da Fundação Odebrecht, é a mobilização de ainda mais pessoas, comprometidas com a transformação social. “O Programa Tributo ao Futuro reforça o compromisso de todos em servir cada vez mais e melhor, na formação de uma geração responsável por uma sociedade sustentável”.

Participe você também! O futuro está em nossas mãos.

Nova marca

Em 2015, o Programa Tributo ao Futuro ganhou uma nova marca. Trazendo o elemento humano, simbolizado pela mão, e um conceito de futuro representado por uma muda de árvore e pelo sol, os elementos constituem um símbolo de construção do futuro pautado na convivência harmônica entre o homem, o meio ambiente e as futuras gerações.

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2020. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital