O futuro em nossas mãos

Fundação Odebrecht lança campanha 2015/16 do Programa Tributo ao Futuro. Saiba como participar e contribuir para transformar a realidade de crianças e adolescentes

Inspirada no tema “Transformação Social: o futuro em nossas mãos”, a Fundação Odebrecht lança a campanha 2015/16 do Programa Tributo ao Futuro. A partir de 1º de setembro de 2015, você pode contribuir para transformar a realidade de centenas de crianças e adolescentes, financiando projetos educacionais, como já fazem muitos Integrantes da Organização Odebrecht e empresas parceiras. Existem duas formas de participar: com a doação de qualquer quantia e a partir da destinação de Imposto de Renda (IR). [Clique aqui e saiba mais.]

Como parte das ações de lançamento da campanha, uma carta assinada por Emílio Alves Odebrecht, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e do Conselho de Administração da Organização Odebrecht, e Eduardo Odebrecht de Queiroz, Vice-Presidente do Conselho de Curadores e Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, foi enviada para os Integrantes da Organização. A mensagem, que ressalta o esforço em prol do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, é um convite à participação – “oportunidade ímpar para o exercício do Espírito de Servir, traço marcante da cultura Odebrecht, e da demonstração cidadã de responsabilidade social que reflete seu compromisso com o bem-estar das futuras gerações em prol de uma Causa Comum, Superior e Nobre”.

Contribuinte desde 2013, Marciana Pereira, da área de P&O e Desenvolvimento de Pessoas do Polo São Paulo, na Odebrecht Agroindustrial, confirma que o Programa tem a capacidade de mudar a história de muitas pessoas. “Tive a oportunidade de conhecer adolescentes apoiados pelo Programa Tributo ao Futuro e a cada ano procuro me dedicar mais e incentivar novos participantes. Pensando nisso, tudo se torna mais fácil”, afirma.

Entre as iniciativas apoiadas por meio de contribuições como a de Marciana, está o Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais, executado pelas Casas Familiares Rurais, instituições que fazem parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade - PDCIS. A formação trabalha ações socioeducativas, nas dimensões social, técnica e produtiva. Como parte do exercício prático, os estudantes desenvolvem projetos produtivos que consistem na implantação de cultivos na propriedade da família com foco na geração de trabalho e renda. São adolescentes como Everlane Souza, 14 anos, aluna do primeiro ano da Casa Familiar Agroflorestal. Para ela, a importância de desenvolver um projeto é gerar renda para toda família. “Minha expectativa é de ampliar a horta que desenvolvo com apoio do Programa Tributo ao Futuro. Quero ter meu próprio negócio, aplicar meus conhecimentos e não sair da comunidade”, afirma.

Confira os projetos apoiados pelo Programa Tributo ao Futuro e que podem receber a sua contribuição por meio da campanha deste ano [para saber mais informações, clique aqui]:

Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais: executado pelas Casas Familiares Rurais que integram o Programa PDCIS, contribui para que adolescentes, futuros empresários rurais, possam assumir a liderança de processos sociais e produtivos em suas comunidades;

Projeto Trilhando Caminhos: executado pelo Instituto direito e Cidadania (IDC), promove a educação formal de adolescentes, conscientizando-os do seu papel enquanto agentes de transformação social;

Projeto Cultura da Mediação na Escola: executado pelo IDC, dissemina a teoria e a prática da mediação de conflitos no ambiente escolar;

Projeto Conselheiros em Ação - Caminhos para o Protagonismo Social: executado pelo IDC, forma conselheiros de direitos e tutelares dos municípios baianos de Igrapiúna e Nilo Peçanha.

O Programa Tributo ao Futuro foi criado no final de 2004, inspirado em uma iniciativa similar, realizada pela Gerdau, e desde 2006 vem financiando projetos. Em sua última campanha, realizada em 2014, mobilizou mais de 10.000 participantes. Juntos, garantiram uma arrecadação superior a R$ 5,8 milhões. Em 2015, a expectativa, segundo Graciela Mends Ribeiro Reis, Vice-Presidente de Organização & Governança da Fundação Odebrecht, é a mobilização de ainda mais pessoas, comprometidas com a transformação social. “O Programa Tributo ao Futuro reforça o compromisso de todos em servir cada vez mais e melhor, na formação de uma geração responsável por uma sociedade sustentável”.

Participe você também! O futuro está em nossas mãos.

Nova marca

Em 2015, o Programa Tributo ao Futuro ganhou uma nova marca. Trazendo o elemento humano, simbolizado pela mão, e um conceito de futuro representado por uma muda de árvore e pelo sol, os elementos constituem um símbolo de construção do futuro pautado na convivência harmônica entre o homem, o meio ambiente e as futuras gerações.