11h12

Atuação em conjunto a favor da cidadania

Instituto Direito e Cidadania e Ministério Público realizam capacitação sobre violência doméstica com cerca de 100 profissionais de educação

Compartilhe
Tamanho do texto

As primeiras ações integradas nas áreas de educação e cidadania já estão sendo realizadas pelo Instituto Direito e Cidadania (IDC) e o Ministério Público da Bahia, após parceria firmada em agosto de 2015. O marco inicial se deu nos dias 25 e 26, com o Projeto “Colorir e escrever uma nova realidade para as mulheres do Baixo Sul da Bahia”. Nesta etapa, foi realizada a capacitação de profissionais de educação dos municípios baianos de Presidente Tancredo Neves, Valença e Nilo Peçanha. A cooperação entre IDC e Ministério Público objetiva beneficiar centenas de famílias da região.

Com o tema “A paz no mundo começa em casa”, que visa a abordagem sobre a violência doméstica, o primeiro seminário foi mediado pelas Promotoras de Justiça do Ministério Público da Bahia, Márcia Teixeira, coordenadora do Grupo Especial em Defesa da Mulher (GEDEM), Maria Pilar Menezes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), além do Psicólogo do GEDEM, Rafael de Cerqueira.

Maria Paula de Jesus Andrade professora do Colégio Cecília Machado, situado na comunidade de Gendiba em Presidente Tancredo Neves, falou sobre a importância da formação. “Chegamos com a expectativa de encontrar novos caminhos para lidar com a questão da violência doméstica”, afirmou. A Promotora Márcia Teixeira ressaltou o momento com os educadores. “O contato nos traz percepções muito especiais sobre a questão da violência. Por meio dos relatos que foram expostos, ficou claro a necessidade do trabalho em rede e de se ter políticas sobre o tema”, disse.

No dia 26, participaram professores de Valença e Nilo Peçanha. Ao todo, 97 profissionais assistiram as palestras. Os seminários têm o objetivo de sensibilizar a população, em especial alunos da educação básica, sobre o combate à violência doméstica, orientando-os quanto aos direitos humanos e a necessidade de buscar, junto aos órgãos competentes, o apoio necessário para o seu enfrentamento, com base na Lei Maria da Penha. O IDC faz parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht, através do Programa PDCIS.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital