08h30

sobreviver, Crescer e Perpetuar

Escrita por Norberto Odebrecht e lançada em 1983, coleção sistematiza a Tecnologia Empresarial Odebrecht, filosofia que guia seus Integrantes

Compartilhe
Tamanho do texto

Escrita por Norberto Odebrecht e lançada no ano em que nasce o Programa Editorial da Fundação Odebrecht, em 1983, a coleção Sobreviver, Crescer e Perpetuar é umas das mais conhecidas leituras dos Integrantes da Organização Odebrecht por sistematizar a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Composta por três livros, a edição foi ampliada pelo autor em 1984, revista em 1987, 2002, 2006, 2007 e, finalmente, em 2008 – sempre mantendo inalterada a essência que constitui os fundamentos desta tecnologia.

No volume I, estão os princípios, conceitos e critérios filosóficos da TEO. Já o Volume II mostra o processo de formulação de um Programa de Ação para gerar resultados em prazos e a custos previamente pactuados. No último volume, são dadas orientações práticas para a execução deste Programa de Ação e a contínua superação de resultados, em menores prazos e a menores custos. Como aconselhamento aos leitores, Norberto Odebrecht sugere que a leitura inicie pelo Volume III, passe em seguida para o Volume II, e seja concluída pelo Volume I. A explicação, segundo o autor, é a de que “nosso compromisso com a prática, com o fazer acontecer, é a ênfase do Volume III. Ou seja, para onde deseja ir: obtenção de Resultados, com satisfação do Cliente e a sustentabilidade do todo e de todos”, disse.

Reforçando a frase de Rui Barbosa de que “No mundo moral, como no mundo físico, tudo muda sobre uma base que não muda nunca”, Norberto Odebrecht encerra o prefácio da obra mostrando que os leitores de Sobreviver, Crescer e Perpetuar poderão constatar que mudanças e comunicação são necessárias para se evoluir, entretanto, a base é imutável. Afirma, ainda, que “a TEO nada mais é do que o reiterado e prazeroso exercício do espírito e da arte de servir, educando para o exercício da força transformadora da pedagogia da presença, criando e inovando com vistas ao desenvolvimento econômico da equidade social e à identidade cultural, com estrutura correta ao sucesso”.

No site da Fundação Odebrecht,  é possível adquirir a coleção Sobreviver, Crescer e Perpetuar, nos três idiomas, na versão impressa. Desde 2013, o formato digital também passou a ser comercializado, em português e espanhol, para leitura em computadores, tablets ou smartphones. Clique aqui e saiba mais.

 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital