10h39

Especial 50 anos - As sementes da transformação

Nesta reportagem, conheça os Programas Tributo ao Futuro e Editorial da Fundação Odebrecht

Compartilhe
Tamanho do texto

As ações da Fundação Odebrecht baseiam-se nos princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Além do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), a Fundação coordena o Programa Tributo ao Futuro e o Programa Editorial.

Para as futuras gerações

Criado em 2004, o Programa Tributo ao Futuro possibilita que integrantes, demais cidadãos e empresas contribuam com as ações apoiadas pela Fundação Odebrecht. O apoio ocorre por meio de doações ou da destinação de parte do Imposto de Renda para projetos educacionais e sociais que beneficiam crianças e adolescentes.


Programa Tributo ao Futuro: contribuição por meio de
doações ou destinação do Imposto de Renda

“Trata-se de uma oportunidade ímpar para o exercício do Espirito de Servir, traço marcante da Cultura Odebrecht. Além disso, demonstra uma responsabilidade social que reflete o compromisso com o bem-estar das futuras gerações”, afirma Emílio Alves Odebrecht, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e do Conselho de Administração da Organização Odebrecht, em carta de lançamento da campanha de 2015, que tem como tema Transformação Social: o Futuro em nossas mãos.

Os projetos contemplados pelo Tributo ao Futuro têm como foco a Educação Contextualizada e pelo Trabalho; a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; o Protagonismo Juvenil e a Formação de Conselhos Municipais.

Para Graciela Mendes Ribeiro Reis, Vice-Presidente de Organização & Governança da Fundação Odebrecht, o programa mobiliza pessoas comprometidas com a transformação social. “Além disso, reforça o compromisso com uma geração protagonista, responsável pela construção de uma sociedade sustentável”.

Filosofia de Vida

A Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) é uma filosofia de vida que guia os integrantes e alicerçou a evolução da Organização Odebrecht. Centrada na Educação e no Trabalho, valoriza a disposição para servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar resultados. Seus princípios estão materializados em livros publicados entre 1968 e 2011, escritos por Norberto Odebrecht. As publicações integram parte do acervo do Programa Editorial, uma das iniciativas coordenadas pela Fundação Odebrecht desde 1983.

Para Eduardo Odebrecht de Queiroz, Presidente Executivo e Vice-Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, o Programa Editorial tem o compromisso de perpetuar a essência de uma cultura empresarial, transmitindo os valores, a tecnologia e a experiência profissional e pessoal de Norberto Odebrecht. “é onde concentramos a base da cultura empresarial que fundamenta os valores éticos, morais, conceituais e o Espírito de Servir do maior patrimônio intangível da Organização: os seus integrantes”.


Livros da TEO que compõem o Programa Editorial

A receita obtida com a comercialização das obras é destinada às ações fomentadas pela Fundação Odebrecht, contribuindo para a transformação social de centenas de famílias, especialmente na zona rural. “Além do apoio financeiro, os ensinamentos da TEO são compartilhados. Essa é a nossa maior contribuição, pois por meio dela estamos construindo os alicerces para o desenvolvimento e o crescimento sustentável”, acredita Lorena Oliveira, responsável por Pessoas, Organização e Finanças da Fundação Odebrecht.

Para Abinael dos Santos, ex-aluno de uma das Casas Familiares Rurais do Programa PDCIS, a TEO é um guia que norteou a sua trajetória. “Ela representa uma mudança completa de vida, pois aprendemos crenças e valores que repassamos na nossa formação profissional”.

Presença que permanece marcando a história:


Membro do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e do Conselho de Administração da Odebrecht S.A, Pedro Novis ingressou na Organização em 1968. Em 2001, foi nomeado Diretor-Presidente da Odebrecht S.A. – cargo que ocupou até 2008, quando foi sucedido por Marcelo Odebrecht. Em vídeo gravado para a Exposição de 50 anos da Fundação Odebrecht, Novis ressalta o elo entre a instituição e a filosofia da Odebrecht no campo empresarial. “Seus programas têm uma correspondência muito forte com os valores da Organização, no sentido de promover o desenvolvimento humano e das comunidades. A Fundação pratica a crença da capacidade das pessoas de se desenvolverem”.

 

Livros da TEO que compõem o Programa Editorial:

De Que Necessitamos?
Escrito em 1968, aborda as primeiras reflexões de Norberto Odebrecht sobre a importância de materializar a cultura da Organização Odebrecht

Sobreviver, Crescer e Perpetuar
Em 1981, tomou forma o livro que sistematiza os princípios, conceitos e critérios que constituem a TEO. Composto por três volumes, sua primeira edição foi lançada em 1983

Influenciar e ser Influenciado
Em cinco volumes, a coletânea traz a transcrição de palestras realizadas, em períodos diferentes, por Norberto Odebrecht. Primeiro volume lançado em 1984

Educação pelo Trabalho
A obra, de 1991, fornece referências para que se intensifique a formação das novas gerações e a disseminação da Cultura Odebrecht

O Essencial em Pontos de Referência
Lançada em 2011, reúne as ideias do livro Pontos de Referência, escrito em 1970 e que não teve reedições. Contém as bases do que veio a se constituir a TEO

 

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital