Em 1983, Norberto Odebrecht decide reunir em livro as palestras feitas por ele em empresas e centros de ensino e pesquisa. Assim, surgiu a primeira edição da coletânea Influenciar e Ser Influenciado, que anos mais tarde seria composta por cinco volumes. Nessas palestras, o autor apresentava sua experiência de vida e de trabalho, além de convicções, sugestões e proposições concretas de ação em relação à educação e saúde do povo brasileiro. Teses hoje incorporadas à Tecnologia Empresarial Odebrecht.
No Volume I, Norberto Odebrecht enfatiza a sua expectativa em contribuir para a construção de um clima de crença e de confiança nas empresas, indispensável à retomada do crescimento orgânico e integrado do Brasil à época. Segundo o autor, “só por intermédio do diálogo, da negociação e do acordo, os homens e os líderes encontram soluções capazes de melhorar a situação de todos”. O Volume II surge em 1985 com a transcrição da palestra “Minha Escola”, proferida em comemoração aos 80 anos da Escola Politécnica da UFBA, onde Norberto formou-se engenheiro. A publicação foca no empresário e na busca do sucesso e da satisfação contínua dos clientes.
Em 1993, surgem os três últimos volumes da coletânea, após compilação das principais palestras realizadas por Norberto Odebrecht desde 1976. Juntas, as publicações mostram a universalidade e aplicabilidade das concepções filosóficas da Odebrecht nas mais diversas questões da vida política, econômica e social das comunidades de atuação. Representam a contribuição à história, memória e cultura da Organização Odebrecht e o empenho em influenciar e ser influenciado de seus Integrantes, com foco no que é certo.
A Fundação Odebrecht é a instituição responsável pela edição e comercialização dos livros de Norberto Odebrecht, contribuindo com a disseminação da cultura empresarial consolidada na TEO. Por meio do Programa Editorial, os direitos autorais e a receita obtida são destinados às ações fomentadas pela instituição. Clicando aqui, você pode adquirir a coletânea Influenciar e Ser Influenciado e outras publicações, como os livros Educação pelo Trabalho e Sobreviver, Crescer e Perpetuar.