09h21

Projetos que transformam

Confira vídeos das iniciativas que podem contar com a sua contribuição por meio do Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht

Compartilhe
Tamanho do texto

Ao contribuir com o Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht, é possível transformar positivamente a realidade de crianças e adolescentes. Atualmente, o apoio pode ser direcionado a projetos como o de Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais, Trilhando Caminhos, Projeto Cultura da Mediação na Escola e Conselheiros em Ação – Caminhos para o Protagonismo Social. Clique aqui e assista vídeos que contam mais sobre cada iniciativa.

Por intermédio do projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais, adolescentes desenvolvem competências socioeducativas que os permitem dominar tecnologias aplicadas à produção no campo e negócios agrícolas, com viabilidade econômica, social e ambiental, e assumir a liderança de processos sociais e produtivos em suas comunidades. Veja como Camila Rocha, aluna da Casa Familiar Rural de Igrapiúna, fala com orgulho da sua produção agrícola. “Isso não é apenas um hectare de pupunha, é a minha empresa. Na Casa Familiar, pude entender o que quero para o futuro. é a minha bússola”. As ações de formação são realizadas através das Casas Familiares Rurais, apoiadas pela Fundação Odebrecht, que oferecem uma educação contextualizada, voltada para a realidade do campo.


Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais

O Trilhando Caminhos capacita adolescentes como Arilan Trindade, ao promover de maneira integrada a formação pessoal, social e profissional e ampliar a formação crítica e cidadã. “é um projeto que revolucionou a minha vida e que irá ajudar no futuro”, disse. Os beneficiários, que têm entre 14 e 17 anos, aprendem temáticas sociais e desenvolvem habilidades de liderança, além de ferramentas de informática. A iniciativa é realizada pelo Instituto Direito e Cidadania (IDC), apoiado pela Fundação Odebrecht. Executado pela mesma instituição, o Projeto Cultura da Mediação da Escola busca disseminar a teoria e a prática da mediação de conflitos no ambiente escolar, com o intuito de educar o adolescente para a resolução e prevenção de conflitos de forma pacífica e a convivência harmônica nos diferentes ambientes sociais.


Os direitos das crianças e dos adolescentes são assegurados pelos Conselhos de Direito e Tutelar. Cabe ao Conselheiro, seja de forma preventiva ou corretiva, atuar em prol deste público. Por isso, o Programa Tributo ao Futuro apoia o Projeto Conselheiros em Ação: Caminhos para o Protagonismo Social. Realizada pelo IDC, esta ação promove a formação de conselheiros municipais. Para Naiane de Souza, coordenadora no IDC, a intenção é aproximar os atores sociais dos instrumentos legais, para que eles possam atuar de forma efetiva.

 

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital