10h41

Atuação transformadora

Desde 2009, Odebrecht Óleo e Gás e Fundação Odebrecht atuam em conjunto com ações de responsabilidade social. Saiba mais sobre essa parceria

Compartilhe
Tamanho do texto

Em comum, muito mais do que o sobrenome que carregam: a visão de fortalecer vínculos familiares e comunitários, priorizando o Protagonismo Juvenil e o respeito ao meio ambiente. é assim que a Fundação Odebrecht e a Odebrecht óleo e Gás se unem, há anos, como parceiras em ações de responsabilidade social. Com Integrantes cada vez mais engajados em participar das iniciativas coordenadas pela Fundação, a empresa vem contribuindo para a construção de uma sociedade com melhores condições de vida, inspirada nas vertentes da educação e da sustentabilidade. “é uma parceira que compartilha o nosso compromisso e que acredita na capacidade do Ser Humano em se desenvolver”, afirmou Eduardo Odebrecht de Queiroz, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht .

Desde 2009, a Odebrecht óleo e Gás contribui com o Programa Tributo ao Futuro e transforma positivamente a realidade de crianças e adolescentes. Com participação crescente a cada ano, a empresa conseguiu números marcantes na última campanha do Programa, de 2014: foram quase 1.500 Integrantes mobilizados, o que representa mais de 30% do efetivo de colaboradores. Para Domiciano de Souza, coordenador na área de Sustentabilidade da Odebrecht óleo e Gás, isso se deve à confiança de que os recursos são direcionados integralmente para melhorar a vida de tantas pessoas. “Essa confiança foi conquistada pela disciplina no envio dos relatórios de acompanhamento, pelas visitas que realizamos aos projetos apoiados e pela transparência da prestação de contas”, disse.

O Diretor Marco Aurélio Fonseca, RAE Sustentabilidade, reforça que essa atitude é refletida em transformação. “Uma mudança por meio de educação para vida e pelo trabalho, com base no desenvolvimento sustentável. é assim que buscamos um mundo melhor para as futuras gerações”, afirmou. é também na Odebrecht óleo e Gás que nascem muitos dos Agentes do Futuro – Integrantes que, de forma voluntária, assumem o compromisso em mobilizar colegas e outras pessoas a aderirem à causa do Programa da Fundação Odebrecht. E isso é motivo de orgulho para o Líder Empresarial, Roberto Simões: “Os excelentes resultados que a nossa empresa tem conseguido alcançar ano após ano, no Tributo ao Futuro, demonstram o apoio inequívoco de nossos Integrantes. é por meio do envolvimento enquanto cidadãos conscientes, em conjunto com demais empresas e governos, que conseguiremos diminuir a desigualdade existente no País”.


Alguns dos Integrantes da Odebrecht óleo e Gás que atuam como Agentes do Futuro 

A parceria entre Odebrecht óleo e Gás e Fundação Odebrecht também abrange a vertente ambiental. Desde 2013, a empresa é parceira da Organização de Conservação da Terra (OCT), instituição que integra o PDCIS - Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade, também coordenado pela Fundação Odebrecht. “Com base nos preceitos da nossa Política sobre Sustentabilidade, queríamos fazer com que os Integrantes conhecessem suas emissões de carbono na vida pessoal. Na sequência, oferecer a oportunidade de neutralizar essas emissões”, disse Fonseca. Isso foi possível por meio do Carbono Neutro Pratigi, iniciativa da OCT que fornece o cálculo das emissões de Gases de Efeito Estufa e o reverte em árvores plantadas para a restauração de nascentes.

Além de realizar a neutralização de seus escritórios em Macaé e Itajaí, no Rio de Janeiro, restaurando três nascentes e plantando um total de 3.875 árvores, a Odebrecht óleo e Gás mobilizou 143 Integrantes a neutralizarem suas próprias emissões. O resultado: mais de 363 toneladas de carbono neutralizadas e cerca de 2.180 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica plantadas no Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia.


Desde 2013, a Odebrecht óleo e Gás é parceira da Organização de Conservação da Terra (OCT), instituição que integra o Programa PDCIS

Sobre essa parceria, Fonseca demostra que os resultados têm sido muito positivos. “Nos aspectos práticos, ganho de conhecimento, troca de experiências e aumento da conscientização para uma mudança de atitude em relação às iniciativas de baixo carbono. Temos o sentimento de estarmos no caminho certo e que possamos ter uma parceria de longo prazo”, disse. O trabalho desenvolvido também ganha destaque na fala de Simões. “Através do plantio de mudas de árvores nativas da região, a Odebrecht óleo e Gás e seus Integrantes contribuem para o desenvolvimento socioambiental local. Por isso e pelo Tributo ao Futuro, temos orgulho ter a Fundação Odebrecht como parceira”, afirmou.

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital