Na Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), apoiada pela Fundação Odebrecht através do Programa PDCIS, uma grande estrutura chama a atenção pela beleza e esperança de um futuro ainda melhor. Após um ano de obras e expectativas, foi inaugurada, no dia 1º de dezembro, a nova fábrica de farinha de mandioca da Coopatan: a maior do Norte e Nordeste e uma das mais modernas do País. Construída com recursos oriundos do Acordo de Cooperação Técnica e Financeira assinado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Odebrecht, em 2009, o investimento para implantação dessa estrutura somou aproximadamente R$ 5.800.00,00.
Segundo Juscelino Macedo, Diretor Executivo da Coopatan, a produção diária supera em três vezes a antiga fábrica. “A indústria é diferenciada por utilizar tecnologia de ponta e agregar alto rendimento. Podemos produzir mais de 20.000 embalagens de 1 quilo de farinha de mandioca, que ultrapassa 20 toneladas. é um avanço e uma vitória para região e associados”, disse. A expectativa é que agregue ainda mais valor à cultura da mandioca. Segundo Macedo, “a média de renda deverá aumentar e novos agricultores serão atraídos”. Além de representantes da Fundação Odebrecht, estiveram presentes na inauguração autoridades da região, alunos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves e agricultores das comunidades próximas. Segundo o Prefeito de Presidente Tancredo Neves, Balbino Mota, o município também ganha com as conquistas da cooperativa. “Estamos muito felizes com o crescimento da Coopatan. São muitos os benefícios diretos e indiretos que ela traz para a nossa região”, disse.

No mesmo dia, uma cerimônia com direito a apresentação artística e presença de autoridades locais, alunos, pais e representantes de instituições parceiras, além da Fundação Odebrecht, marcou a inauguração de instalações, após obras de reforma e ampliação, da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), que também integra o Programa PDCIS. “Hoje damos um passo importante para continuar oferecendo uma educação de qualidade, com transferência de tecnologias. Estamos ainda mais confortáveis para receber nossos estudantes e toda a comunidade”, ressaltou a Diretora da instituição, Rita Cardoso.
Também proveniente do Acordo firmado em 2009 com o BNDES, que permitiu a construção de instalações da sede, o recurso para a reforma e ampliação foi de aproximadamente R$ 760 mil. Foram contempladas salas de aula, de administração e de professores, refeitório, laboratório de informática, alojamentos, biblioteca, portões de acesso e uma quadra poliesportiva, que beneficiam diretamente cerca de 100 jovens em formação. Segundo Carlos Antônio Bonfim, Prefeito de Nilo Peçanha, que estava presente no evento, a Cfaf assume um papel transformador na região. “A educação deu um salto enorme com essa instituição, que forma jovens que contribuem para o desenvolvimento local”, afirmou.

Para o Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, Eduardo Odebrecht de Queiroz, a inauguração da fábrica da Coopatan e das novas instalações da Cfaf marcam um ano de realizações, em conjunto com parceiros e investidores importantes como o BNDES, que há anos atua como aliado em ações sociais, produtivas, ambientais e de capacitação para o desenvolvimento territorial integrado sustentável das comunidades de baixa renda da região do Baixo Sul da Bahia. “Completamos 50 anos com ações que reforçam o nosso compromisso com a transformação social, garantindo um futuro melhor para as atuais e próximas gerações”, disse.