09h46

Parceria que faz diferença

Construções de fábrica de farinha e novas instalações de Casa Familiar são inauguradas com apoio do BNDES no dia 1º de dezembro

Compartilhe
Tamanho do texto

Na Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), apoiada pela Fundação Odebrecht através do Programa PDCIS, uma grande estrutura chama a atenção pela beleza e esperança de um futuro ainda melhor. Após um ano de obras e expectativas, foi inaugurada, no dia 1º de dezembro, a nova fábrica de farinha de mandioca da Coopatan: a maior do Norte e Nordeste e uma das mais modernas do País. Construída com recursos oriundos do Acordo de Cooperação Técnica e Financeira assinado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Odebrecht, em 2009, o investimento para implantação dessa estrutura somou aproximadamente R$ 5.800.00,00.

Segundo Juscelino Macedo, Diretor Executivo da Coopatan, a produção diária supera em três vezes a antiga fábrica. “A indústria é diferenciada por utilizar tecnologia de ponta e agregar alto rendimento. Podemos produzir mais de 20.000 embalagens de 1 quilo de farinha de mandioca, que ultrapassa 20 toneladas. é um avanço e uma vitória para região e associados”, disse. A expectativa é que agregue ainda mais valor à cultura da mandioca. Segundo Macedo, “a média de renda deverá aumentar e novos agricultores serão atraídos”. Além de representantes da Fundação Odebrecht, estiveram presentes na inauguração autoridades da região, alunos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves e agricultores das comunidades próximas. Segundo o Prefeito de Presidente Tancredo Neves, Balbino Mota, o município também ganha com as conquistas da cooperativa. “Estamos muito felizes com o crescimento da Coopatan. São muitos os benefícios diretos e indiretos que ela traz para a nossa região”, disse.


A Presidente e o Diretor Executivo da Coopatan, Ednalva Lima e Juscelino Macedo, selam a inauguração ao lado de Eduardo Odebrecht de Queiroz, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht

No mesmo dia, uma cerimônia com direito a apresentação artística e presença de autoridades locais, alunos, pais e representantes de instituições parceiras, além da Fundação Odebrecht, marcou a inauguração de instalações, após obras de reforma e ampliação, da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), que também integra o Programa PDCIS. “Hoje damos um passo importante para continuar oferecendo uma educação de qualidade, com transferência de tecnologias. Estamos ainda mais confortáveis para receber nossos estudantes e toda a comunidade”, ressaltou a Diretora da instituição, Rita Cardoso.

Também proveniente do Acordo firmado em 2009 com o BNDES, que permitiu a construção de instalações da sede, o recurso para a reforma e ampliação foi de aproximadamente R$ 760 mil. Foram contempladas salas de aula, de administração e de professores, refeitório, laboratório de informática, alojamentos, biblioteca, portões de acesso e uma quadra poliesportiva, que beneficiam diretamente cerca de 100 jovens em formação. Segundo Carlos Antônio Bonfim, Prefeito de Nilo Peçanha, que estava presente no evento, a Cfaf assume um papel transformador na região. “A educação deu um salto enorme com essa instituição, que forma jovens que contribuem para o desenvolvimento local”, afirmou.


Na Cfaf, autoridades locais, alunos, pais e representantes de instituições parceiras, além da Fundação Odebrecht, estavam presentes

Para o Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, Eduardo Odebrecht de Queiroz, a inauguração da fábrica da Coopatan e das novas instalações da Cfaf marcam um ano de realizações, em conjunto com parceiros e investidores importantes como o BNDES, que há anos atua como aliado em ações sociais, produtivas, ambientais e de capacitação para o desenvolvimento territorial integrado sustentável das comunidades de baixa renda da região do Baixo Sul da Bahia. “Completamos 50 anos com ações que reforçam o nosso compromisso com a transformação social, garantindo um futuro melhor para as atuais e próximas gerações”, disse.

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital