Educação pelo Trabalho

Voltado para os Jovens de Talento da Organização, a obra traz histórias, conceitos e conteúdo diverso que integram a essência e as concepções filosóficas da Tecnologia Empresarial Odebrecht

Escrito em 1991 por Norberto Odebrecht, o livro Educação pelo Trabalho não se destina apenas aos Empresários, Clientes, Fornecedores e Integrantes da Organização Odebrecht, mas, principalmente, aos Jovens de Talento. Para o escritor, trata-se daquele com “potencial para ser um líder empresarial, possuidor de vontade e capacidade de servir, bem como da inquietude, coragem, desprendimento, produtividade e maturidade naturais à sua faixa etária”.

“A obra é um instrumento de consulta obrigatória. (...) é uma leitura com trechos nos quais se enfatiza o que o empresário deve fazer para conquistar o sucesso”, disse Norberto Odebrecht no prefácio. Como uma das formas presentes no livro, há máxima do aprendizado com os erros. Nos primeiros capítulos da parte III, o autor conta a história de um negócio ambicioso voltado à geração de energia e de manejo florestal em Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, mas que acabou tomando um rumo indesejado. Da experiência, Norberto deixa aos leitores algumas lições, como a de que “ou um negócio possui seu cliente perfeitamente definido e todas as condições para sustentar-se por si só, ou não é um negócio”.

Educação pelo Trabalho consolidou a consciência, já anunciada em outras obras da TEO, de que a Odebrecht atua como uma Organização de seres humanos de conhecimento, cujo desenvolvimento é promovido por meio da prática da Pedagogia da Presença. é um guia para que as gerações precedentes produzam novas e melhores riquezas, promovendo o bem estar das comunidades onde atuam e visando, principalmente, o desenvolvimento com sustentabilidade.

A Fundação Odebrecht tem o compromisso de perpetuar a essência desta cultura empresarial, transmitindo os valores, a tecnologia e a experiência profissional e pessoal de Norberto Odebrecht por meio do Programa Editorial. Os direitos autorais e a receita obtida são destinados às ações fomentadas pela Fundação. Clicando aqui, você pode adquirir um exemplar do livro Educação pelo Trabalho, disponível em português, inglês e espanhol, além de outras publicações.