09h10

Programa Tributo ao Futuro divulga resultado de sua última Campanha

Arrecadação será destinada a projetos educacionais e sociais que irão transformar a realidade de crianças e adolescentes de mais de 150 comunidades do interior da Bahia

Compartilhe
Tamanho do texto

A força de cerca de 8.000 participantes resultou, em 2015, em mais de R$ 4 milhões para projetos socioeducacionais que contribuirão para uma mudança positiva na realidade de centenas de crianças e adolescentes. A arrecadação dos recursos permitirá a execução, em 2016, de 100% dos projetos selecionados para apoio. Estes foram alguns números da última campanha do Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht, que teve como tema a “Transformação Social: o Futuro em Nossas Mãos”. Desde a sua criação, em 2004, o Programa já possibilitou a captação de cerca de R$ 32 milhões. O aporte é realizado através dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e podem ser destinados ao abatimento do Imposto de Renda (IR).

Seis iniciativas promovidas por instituições que fazem parte do Programa PDCIS, da Fundação Odebrecht, serão executadas, beneficiando direta e indiretamente cerca de 8.000 pessoas, de 150 comunidades e 16 municípios. São projetos como o Trilhando Caminhos, do Instituto Direito e Cidadania. A ação promove a capacitação de adolescentes protagonistas e visa desenvolver o potencial crítico e a cidadania. “Desde a primeira oficina, eu estava encantada. Consegui me tornar uma pessoa melhor e sei que tenho um futuro brilhante pela frente”, afirmou Luciene Souza, 17 anos.

Segundo Eduardo Odebrecht de Queiroz, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, a contribuição ao Programa demonstra “nossa força realizadora em prol de uma causa Comum, Superior e Nobre: a transformação positiva da realidade das futuras gerações, representada hoje pela oportunidade de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”, disse.


Programa Tributo ao Futuro estimula a formação de adolescentes empresários rurais

A Campanha 2015/16 contou com o apoio de 15 negócios da Organização Odebrecht no Brasil e da efetiva participação de cerca de 260 Integrantes que atuaram como Agentes do Futuro. Responsáveis pela mobilização de 77% do total de participantes da Campanha, eles agiram de forma voluntária na mobilização de colegas. Empresas parceiras, como o Grupo GPS, também aderiram ao Programa. Segundo o Diretor de Relações Instituições, Paulo Icó, a empresa contribui com a causa por confiar na transformação de oportunidades em desenvolvimento humano e profissional. “Fazer parte dessa obra de envergadura social nos orgulha e nos motiva a continuar investindo, face aos valores sociais responsáveis do Programa”, afirmou.

Como forma de agradecer a todos que participaram do Programa Tributo ao Futuro em 2015, adolescentes beneficiados gravaram uma mensagem especial. Confira:

Marcelo Arantes de Carvalho, Vice-Presidente de Pessoas, Organização & Suprimentos da Braskem, conheceu de perto os programas apoiados e pôde perceber o impacto que eles têm na comunidade que estão inseridos e na vida de cada família. Segundo ele, a sua contribuição e a dos colegas é baseada na crença de fazer o bem. “Investir em projetos nos quais se acredita na essência e na intenção do resultado esperado é algo que me dá muito orgulho, ainda mais por serem coordenados por uma instituição que tem seriedade nos seus princípios. Participar da Campanha me faz sentir como mais um agente catalizador de transformação para a sociedade”, disse.


Para Marcelo Arantes, investir em projetos nos quais se acredita na
essência e na intenção do resultado esperado é algo que dá muito orgulho

Como resultado dessa corrente, depoimentos como o de Camila Rocha, 17 anos, mostram o poder de cada contribuição. Ex-aluna da Casa Familiar Rural de Igrapiúna, ela contou com apoio do Programa por meio do Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais e pôde desenvolver habilidades técnicas voltadas à produção no campo. “Na Casa Familiar, pude entender o que quero. Vejo a pequena plantação de pupunha que tenho como a minha empresa”, disse. Para a Agente do Futuro Bruna Fonseca, da Odebrecht Agroindustrial, o diferencial do Programa é justamente esse estímulo ao desenvolvimento. “Ver o brilho nos olhos dos adolescentes ao falarem sobre seus negócios, acreditando no presente e em um futuro cada vez melhor, é inspirador”, afirmou.

Acompanhando resultados

A fase de arrecadação da Campanha 2015/16 já foi finalizada, mas o Programa Tributo ao Futuro segue com a divulgação dos principais indicadores e resultados. Apoiadores Sociais podem acompanhar as últimas notícias e ter acesso a relatórios no site da Fundação Odebrecht e através dos canais sociais da instituição.

 


 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital