09h34

Conhecimento que vem das águas

Casa Familiar apoiada pela Fundação Odebrecht dá boas-vindas a nova turma do Curso de Qualificação em Aquicultura

Compartilhe
Tamanho do texto

No dia 29 de março, a Casa Familiar das águas (CFA), apoiada pela Fundação Odebrecht através do Programa PDCIS, deu as boas-vindas à nova turma do Curso de Qualificação em Aquicultura. Com duração de um ano, a capacitação é voltada a filhos de Aquicultores em ambientes continentais da região do Baixo Sul da Bahia e oferece uma formação voltada para a vida cidadã e produtiva. Como metodologia de ensino, é aplicada a Pedagogia da Alternância: os alunos passam três dias, a cada três semanas, em período integral na instituição de ensino, para então aplicar os conhecimentos em suas propriedades nas demais semanas.

São 30 alunos, oriundos de 12 comunidades dos municípios de Ibirapitanga, Igrapiúna, Taperoá e Piraí do Norte, na Bahia. Para a Diretora Executiva, Adriana Freitas, toda nova turma traz expectativa e o desejo de que tenham sucesso em suas escolhas. “Que cada jovem descubra o potencial que existe dentro de si e que possamos, através da geração de conhecimento, auxiliá-los neste caminho”, afirmou. Nesta primeira alternância, os estudantes foram apresentados a temas introdutórios da Aquicultura e também conversaram sobre os conceitos da Tecnologia Empresarial Odebrecht, cultura organizacional disseminada pela Fundação Odebrecht às instituições apoiadas, e o Protagonismo Juvenil, filosofia formativa que hoje é um patrimônio do terceiro setor.

Integrando de forma sinérgica ações focadas no desenvolvimento de novos empresários aquícolas, a formação na CFA aborda temas como Nutrição de Organismos Aquáticos, Tecnologia do Pescado, Cooperativismo e Associativismo, Gestão e Controle em Piscicultura dentre outros.  “Gostei muito das aulas, da equipe pedagógica e de como nos receberam. Estou estimulada a aprender e ajudar minha comunidade e família”, disse a jovem Beatriz Souza dos Santos, 17 anos. Flávio Conceição, 16, agradeceu pela oportunidade e também compartilhou a sua percepção após a primeira semana. “As aulas foram divertidas e ao mesmo tempo bem explicadas. Com o curso, espero ingressar na produção de peixes”, concluiu.

De olho nas novas gerações

A CFA é uma das executoras das iniciativas que recebem o apoio do Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht. Por meio do Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais, os adolescentes desenvolvem competências socioeducativas e habilidades técnicas que os permitem dominar tecnologias aplicadas à produção no campo e negócios aquícolas. Como parte do exercício prático, oportuniza aos estudantes da instituição a elaboração e a implantação de projetos produtivos de piscicultura em águas continentais que permitem a obtenção de renda e o reinvestimento em novos ciclos produtivos.

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital