Trilhando um caminho de transformação

Projeto apoiado pelo Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht, recebe 60 adolescentes para aula inaugural. Confira!

No dia 30 de março, o Instituto Direito e Cidadania (IDC) recebeu os 60 adolescentes que farão parte da nova turma do Projeto Trilhando Caminhos. Com duração de dois anos, a iniciativa, apoiada pelo Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht, desenvolve a formação humana, crítica, cidadã e profissional dos estudantes, conscientizando-os do seu papel enquanto agentes de transformação social.

A aula inaugural, realizada em Presidente Tancredo Neves (BA), contou com a presença de familiares, ex-alunos e representantes de instituições parceiras, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Maria Celeste Pereira, Diretora Executiva do IDC, instituição que integra o Programa PDCIS, também coordenado pela Fundação, destacou a contribuição do projeto para os adolescentes da região. “é uma oportunidade positiva em suas vidas, principalmente em uma fase marcada por grandes incertezas e transformações”, afirmou. Para Maiquele Santos, 14 anos, o dia foi de felicidade por simbolizar a concretização do seu sonho em participar do projeto. "Estou muito contente em poder dizer: eu faço parte do Trilhando Caminhos", ressaltou.

Alunos, pais e equipe pedagógica na aula inaugural

Os objetivos, temas e metodologias a serem trabalhados ao longo do ano foram apresentados por Aleelba Melo, que já participou da iniciativa como beneficiária e atualmente compõe a equipe pedagógica. Amanda Felismina, 17 anos, aluna do segundo ano de formação, também deixou o seu recado. “Falar do Trilhando Caminhos é falar em ser um agente transformador, mas o adolescente precisa se permitir a isso. Minha mensagem para os que estão iniciando é que aproveitem bastante, participando das atividades, se dedicando e mostrando seu ponto de vista acerca dos assuntos discutidos”, disse.

Confira vídeo que fez parte da Campanha 2015/16 do Programa Tributo ao Futuro e saiba como a vida de adolescentes beneficiados está sendo transformada: