12h33

Realizações no campo

Confira a história de Elvis da Luz Souza e de sua família na agricultura. O jovem é formado pela Casa Familiar Agroflorestal e associado à Coopatan

Compartilhe
Tamanho do texto

Elvis da Luz Souza, 19 anos, e o pai, Paulo Pinheiro de Souza, não escondem que a vida está tomando um rumo repleto de esperança e de realizações com a agricultura. O jovem, formado no curso Técnico em Florestas da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) e associado à Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), implantou, em 2014, seu projeto produtivo de um hectare da banana-da-terra (o equivalente a 1.000 pés da fruta) com o apoio dos monitores da instituição de ensino, na elaboração do projeto, e de insumos, como adubo e mudas, via Tributo ao Futuro, programa da Fundação Odebrecht.


Elvis e o pai, Paulo, não escondem que a vida está tomando
um rumo repleto de esperança e de realizações com a agricultura

No final do ano passado, o jovem empresário rural finalizou a produção e escoou cerca de 25.000 kg de banana-da-terra à Coopatan. Segundo Elvis, o resultado da sua primeira safra seguiu as suas expectativas. “Consegui entregá-la conforme o plano de ação que pactuei com a cooperativa. Com a renda, já estou começando a investir em outras áreas”, explica. Sobre o apoio do Tributo ao Futuro, ele ressalta que foi fundamental para que conseguisse tornar a plantação realidade. “Seria impossível implantarmos o projeto pois só tínhamos a mão de obra familiar e a área disponível, nos faltava os insumos”, ressalta Elvis.

Em vídeo da Campanha 2015/16 do Programa Tributo ao Futuro, Elvis conta a sua experiência na Casa Familiar Agroflorestal e o caminho de transformações em sua vida:

é necessário o plugin do Flash Player para ver este vídeo.


Além do auxílio dos pais, agricultores familiares, Elvis conta com o apoio dos irmãos Everlane e Elton. Ambos seguiram seu exemplo e já estão no segundo dos três anos de ensino da Cfaf. A família é um modelo na comunidade de Paulista, município de Nilo Peçanha (BA). “é muito bom saber que somos exemplo e que estamos contribuindo para o desenvolvimento da nossa região”, diz. Segundo Seu Paulo, os vizinhos fazem visitas no plantio do filho para perguntar sobre adubação e tratos culturais da banana-da-terra. “é muito bonito ver que ele repassa, junto com os irmãos, as experiências de plantio e as técnicas absorvidas através do conhecimento da Casa Familiar Agroflorestal”, conta orgulhoso.


Elvis, à esquerda, com o pai e os irmãos. Juntos, eles estão transformando suas realidades 

Cfaf e Coopatan fazem parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht através do PDCIS – Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrando com Sustentabilidade. A cooperativa atua em dois focos: desenvolvimento da tecnologia de produção e sua organização com posterior beneficiamento, visando agregação de valor e maior renda aos associados.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital