11h03

Cultura que inspira e transforma

Depoimentos de Integrantes da Organização sobre a Tecnologia Empresarial Odebrecht a evidenciam como guia para o trabalho e para a vida pessoal

Compartilhe
Tamanho do texto

Criada sob valores sólidos por Norberto Odebrecht, a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) é uma filosofia de vida, incorporada ao trabalho e materializada em livros, que guia os Integrantes da Organização, aonde quer que estejam. Centrada na educação e no trabalho, valoriza a disposição para servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar resultados. “A TEO nada mais é do que o reiterado e prazeroso exercício do espírito e da arte de servir, educando para o exercício da força transformadora da pedagogia da presença, criando e inovando com vistas ao desenvolvimento econômico da equidade social e à identidade cultural, com estrutura correta ao sucesso”, afirmou Norberto no prefácio da coleção de três volumes Sobreviver, Crescer e Perpetuar, de sua autoria.

Referência cultural e ética, a TEO visa potencializar a capacidade individual e a permitir que cada um imprima sua marca pessoal sobre os fatos e os atos da vida empresarial. Segundo Eduardo Sorensen, Gerente de Planejamento e Tecnologia da Informação na Enseada Indústria Naval, nos seus dez anos como Integrante, a prática da TEO no trabalho o ajudou a aperfeiçoar sua forma de viver bem. “Acredito que disciplina nas ações, foco em resultado, valorização das pessoas, respeito e confiança são ferramentas para tudo. No ambiente empresarial, a superação de desafios através do bom planejamento e alinhamento com a equipe faz cada um de nós crescer e melhorar. E é esta sensação de estar crescendo com maturidade que traz a motivação necessária para continuar seguindo em frente, seja na vida profissional, como no lado pessoal”, afirmou.

Mônica Odebrecht, neta de Norberto Odebrecht e Vice-Presidente de Assuntos Societários e Fiduciários na Odebrecht S.A., avalia que a TEO une e integra quem trabalha na Organização. “Seus fundamentos éticos, morais e conceituais fazem com que todos tenham unidade de pensamento e coerência na ação. é por isso que em qualquer lugar do mundo e em qualquer Negócio em que estejamos presentes nos sentimos parte da mesma Organização”, esclarece. Exemplo dessa integração é evidenciado pelo depoimento de Pillar Baella, que atua no Peru como Gerente de Relações Institucionais da Odebrecht Latinvest. “Sinto-me orgulhosa desta adrenalina de todos os dias, que me contagiou desde o dia em que cheguei: enfrentar as dificuldades e tentar encontrar as melhores soluções, não se render diante dos desafios", disse.

Para Daniel Villar, Vice-Presidente de Pessoas, Organização e Comunicação na Odebrecht S.A, a TEO é uma cultura inspiradora, baseada em princípios humanistas, tendo como um de seus pilares a confiança no ser humano e em sua capacidade de se autodesenvolver. “Por meio da educação pelo trabalho, pensamos, planejamos, agimos e tomamos decisões, sempre na busca do que é certo. Esse é um elemento importante, uma oportunidade para a formação e o desenvolvimento pessoal”, concluiu.

Responsável pelo Programa Editorial que edita e comercializa as obras que sistematizam a TEO, a Fundação Odebrecht oportuniza que Integrantes, de qualquer lugar do mundo, tenham acesso às publicações, por meio do site, algumas em três idiomas e e-book. Essa iniciativa potencializa a valorização e disseminação dessa cultura empresarial. A receita obtida é destinada aos Programas Sociais da Fundação Odebrecht, contribuindo para a transformação social de centenas de famílias.

 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital