07h48

Ideias transformadoras para atitudes sustentáveis

Confira como foi o Seminário Integrado de Educação Profissional dos alunos do terceiro ano das Casas Familiares apoiadas pela Fundação Odebrecht

Compartilhe
Tamanho do texto

No dia 6 de maio, alunos do terceiro ano das Casas Familiares apoiadas pela Fundação Odebrecht, através do Programa PDCIS, se reuniram para participar do Seminário Integrado de Educação Profissional – SIEP, realizado na Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), e discutiram a temática “Ideias transformadoras para atitudes sustentáveis”. A proposta do SIEP é a de possibilitar a troca de experiências e saberes entre estudantes e monitores das diferentes instituições de ensino por meio de seminários realizados para cada ano de formação.

Nesta edição, as atividades contemplaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância das Leguminosas, temas escolhidos pela ONU a serem trabalhados em 2016 pelas Escolas Associadas da Unesco, as quais CFR-I, Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) fazem parte (clique aqui e saiba mais). Durante o dia, foram realizadas atividades em grupo, dinâmicas e debates, fruto de estudos e discussões feitas em sala de aula com os jovens e monitores nas três últimas alternâncias.

Para os participantes, o SIEP configura-se como um espaço que promove a aproximação não apenas física, mas acima de tudo, de realidades e experiências diversas. “Agradeço a oportunidade de estar aqui, agora no 3º ano. Juntos, podemos transformar o mundo, só basta acreditar que somos capazes. O compromisso é de todos nós”, afirmou Letícia Paixão dos Santos, aluna da Cfaf. Para Ueliton de Jesus, da CFR-PTN, o sentimento que ficou é de que todo o aprendizado deve ser disseminado. “Um evento desta dimensão não pode limitar-se apenas a nós. Cabe a cada um compartilhar tudo isso em nossa comunidade e em qualquer lugar onde estivermos. O mundo precisa de mudanças urgentes e nós somos agentes dessa mudança”, disse.


Estudantes e monitores participaram das atividades

Segundo Joana Almeida, Coordenadora Educacional da Fundação Odebrecht, os temas trabalhados são importantes para que os estudantes e as equipes pedagógicas das Casas continuem seguindo um caminho em prol da sustentabilidade, por meio de atitudes transformadoras. “O que estamos fazendo hoje é uma construção sinérgica que refletirá no presente e no futuro, das atuais para as futuras gerações, do local para o global, gerando sustentabilidade”, afirma. Além dos estudantes, diretores, monitores e assessores pedagógicos das Casas Familiares, participaram do evento a Presidente da CFR-I, Jaciara Ferreira, e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Igrapiúna (BA), Romenique Deleon.

 

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital