10h10

Uma nova realidade

Participantes do Programa Correio de Futuro conhecem iniciativas da Fundação Odebrecht

Compartilhe
Tamanho do texto

Como criar oportunidades de desenvolvimento para jovens e famílias da zona rural focando em educação, trabalho, cidadania e, acima de tudo, conservando o meio ambiente? Desde o dia 1º de junho, estudantes de jornalismo que participam do Programa Correio de Futuro, do Jornal Correio*, estão tendo as respostas para essa pergunta através da troca de experiências com a Fundação Odebrecht. Após a apresentação dos três programas coordenados pela instituição - Tributo ao Futuro, Editorial e PDCIS -, pela Vice-Presidente de Organização & Governança da Fundação Odebrecht, Graciela Mends Ribeiro Reis, os estudantes partiram para uma viagem ao Baixo Sul da Bahia, nos dias 2 e 3 de junho, para conhecer as instituições apoiadas.

A passagem por casas familiares, cooperativas, áreas reflorestadas com certificação internacional, além de encontros com beneficiários dos projetos surpreenderam os estudantes que participam do Correio de Futuro, como Tailane Araújo, 25 anos, aluna da Universidade Unime. “é muito bom ver empresas que investem na educação e na área social. Essa vontade que os jovens têm de permanecer no campo é incrível”, disse. Matheus Buranelli, 24 anos, está no quinto semestre da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Sua imersão na viagem começou antes mesmo da ida à região, ao ver que, em sua casa, havia uma embalagem da Tapioca Realeza, produzida pela Coopatan - cooperativa apoiada pela Fundação Odebrecht. “Vim buscando os bastidores desse produto, como é feito. Achei tudo fantástico, algo que não tinha a menor ideia como funcionava. Foi muito bom”, afirmou.

Segundo Linda Bezerra, Editora do Jornal Correio*, visitas como essa complementam a formação dos estudantes, que aprendem o fazer jornalístico na Redação, com teoria e prática, mas que também vislumbram o mundo e conseguem lidar com as distintas situações enfrentadas no trabalho. “Essa oportunidade é uma experiência para a vida. E para um jornalista é riquíssimo como crescimento profissional e de visão de mundo”, ressaltou.


Agricultores familiares mostraram suas propriedades certificadas

A Odebrecht é uma das parceiras do Programa Correio de Futuro, que busca promover o treinamento da prática jornalística, reconhecido como extensão universitária, e atuar como um laboratório de inovação na busca de linguagens para plataformas tradicionais e novas. Segundo Marcelo Gentil, da área de Comunicação da Odebrecht S.A, a Organização apoia a iniciativa “por ser um projeto que tem aderência ao que acreditamos, em termos de valores e por propiciar a Educação pelo Trabalho”. O intercâmbio com a Fundação Odebrecht fez parte do último módulo desta edição do Programa, que foi criado em 2011.
 

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital