15h03

Dias de aprendizado

Viagens de estudo e visita dos participantes do Correio de Futuro marcaram o mês de junho

Compartilhe
Tamanho do texto

Nas Casas Familiares que fazem parte do Programa PDCIS, da Fundação Odebrecht, viagens de estudo integram o cronograma das atividades formativas dos jovens: eles têm a oportunidade de conhecer novas experiências e tecnologias voltadas para o campo. Confira algumas dessas visitas, ocorridas em junho, e outros encontros realizados, como a passagem dos participantes do Programa Correio de Futuro pelo Baixo Sul da Bahia.

02 de junho: alunos do 1º ano de formação da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) visitaram a Fazenda Santa Rosa, localizada no município de Camamu (BA). Conhecida pelos bons resultados na produção, fruto de práticas e tecnologias replicáveis, a propriedade é considerada modelo na região. “Cultivamos cacau e poderíamos aumentar nossa produtividade se adotássemos algumas práticas usadas aqui”, disse Lucas Pereira, 15 anos.

Para o monitor da turma, Francisvaldo Roza, a experiência é enriquecedora pois contempla a realidade dos estudantes. “Sabemos que os motiva ainda mais, tendo em vista que são culturas presentes nas propriedades da maioria deles. Estamos mostrando que é extremamente possível replicá-las”, disse. Além do cacau e a seringueira, os alunos também analisaram as plantações de maracujá, abacaxi e abóbora.


Jovens do primeiro ano da CFR-I na Fazenda Santa Rosa

02 a 03 de junho:  estudantes de jornalismo que participam do Programa Correio de Futuro, do Jornal Correio*, foram ao Baixo Sul para conhecer casas familiares, cooperativas e áreas reflorestadas com certificação internacional, apoiadas pela Fundação Odebrecht. Clique aqui e saiba como foi.

03 de junho: as alunas Sara Ribeiro e Flávia Nascimento, do 2º ano de formação Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), mobilizaram 15 agricultores familiares da comunidade do Alto Alegre, município de Teolândia (BA), para visita à instituição de ensino. Eles foram ao Campo Demonstrativo Tecnológico da Mandioca e Fruticultura (CDTMF), onde são realizadas as aulas práticas, e receberam orientações sobre abacaxi, mandioca e banana.

“Agradeço às jovens por ter nos proporcionado esse dia de prática diferenciada. Fiquei muito impressionado com as novas técnicas usadas. A partir de agora, irei utilizar a forma adequada para ter resultado mais satisfatório no campo”, relatou o agricultor Celso Santos de Jesus. A ação finalizou com ida à Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).


Alunas da CFR-PTN mostram técnicas a agricultores familiares

14 de junho: os jovens do 3º ano de formação da CFR-PTN visitaram a sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA), unidade vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo foi a transferência de tecnologias sobre a cadeia de citros (gênero de plantas cítricas, incluindo frutas como laranja e limão) e experiências de processamento da mandioca, por meio de palestras e estudos assessorados por pesquisadores e estudiosos das áreas.

“Frente aos novos desafios e cientes das necessidades de formação de multiplicadores, vemos que as Casas Familiares podem ser um canal difusor de conhecimentos gerados pela agropecuária”, destacou Ildos Parizotto, pesquisador da Embrapa de Cruz das Almas. Para Quionei Araújo, Diretor Executivo da CFR-PTN, o encontro confirma a parceria e comprometimento das instituições com o desenvolvimento da agricultura familiar.


Estudantes da CFR-PTN visitaram a sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA)

22 de junho: a Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) realizou um Dia de Campo na instituição sobre apicultura para os jovens do 3º ano da CFR-I. O objetivo foi o de compartilhar práticas sobre o manejo de abelhas para produção de mel e pólen, utilizando instrumentos para instalação do apiário. Para o aluno da CFR-I, Lucimário dos Santos, 19 anos, morador da comunidade Pratigi, em Camamu (BA), o encontro ampliou sua visão na agricultura. “Minha comunidade oferece um potencial enorme para a criação de abelhas. é mais uma oportunidade que tenho de levar novidades para minha região”, destaca. 


Intercâmbio entre alunos das Casas Familiares aconteceu na Cfaf

 

 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital