11h39

Empresários Rurais

Fundação Odebrecht reúne jovens que foram beneficiados e hoje são empresários rurais em evento em Salvador

Compartilhe
Tamanho do texto

Em 2016, a Fundação Odebrecht passou a utilizar o slogan Oportunidades que Transformam para reforçar e transmitir a sua essência. Este compromisso de gerar oportunidades para que as pessoas possam transformar suas realidades de maneira positiva foi visto na prática no dia 1º de setembro, através de nove jovens empresários rurais. Apoiados pelo Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, que conta, desde sua criação, com a força de Integrantes da Organização e de empresas parceiras, eles estiveram no Escritório Odebrecht Salvador para um encontro com líderes da Fundação e das instituições que fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), coordenado pela Fundação, para contarem suas conquistas e histórias de vida.

Em comum, todos eles tiveram ou ainda possuem um ensino contextualizado à realidade do campo por meio da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e o benefício na comercialização dos seus cultivos por meio da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), instituições que integram o PDCIS. “Tenho muito orgulho de ter sido da primeira turma da CFR-PTN. Foi lá que tive uma nova visão de futuro e descobri que queria permanecer no campo. Não foi fácil, mas quando olho para tudo que conquistei, sinto muita felicidade. Acreditamos no conhecimento e nas chances que nos foram dadas. Com muita garra e vontade, hoje somos empresários!”, disse Adriano Santos, 29 anos. O agricultor, que começou com apenas dois hectares para plantar, hoje tem mais de 20 hectares próprios, além de áreas arrendadas.

Mais de dez anos de diferença, mas a mesma transformação: Roseane Conceição, de apenas 18 anos, é aluna do terceiro ano da CFR-PTN e, para ela, a mudança na sua vida foi impulsionada pelas oportunidades. “Sou uma pessoa completamente diferente. E com meu exemplo posso mostrar que é possível ter qualidade de vida na zona rural. Mas não é só no lado financeiro. Nos tornamos cidadãos melhores, passamos nosso conhecimento para a comunidade e estamos crescendo juntos”, afirmou. Assim como Adriano e Roseane, os demais jovens também contaram as suas trajetórias – todas marcadas pela superação e vontade de ir cada vez mais longe, a exemplo de Benivaldo dos Santos, 28 anos.

“Estou muito diferente de oito anos atrás, mais responsável e planejado a cada dia que passa. E devo tudo isso à Casa Familiar e o apoio que recebemos da Fundação Odebrecht, com programas como o Tributo ao Futuro. Sou um agricultor respeitado e realizado: em menos de dois anos, construí a minha casa, comprei meu carro, casei e investi na minha terra. E não paro por aí, quero continuar crescendo pelos meus filhos!”, disse, emocionado. Benivaldo tornou-se Técnico em Agropecuária em 2010 e fez parte do Conselho de Administração da Coopatan por quatro anos, sendo o primeiro ex-aluno a ser escolhido pelos cooperados para representá-los.


Encontro reuniu, em Salvador, jovens beneficiados,
líderes da Fundação e de instituições do Programa PDCIS

Para Eduardo Odebrecht de Queiroz, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, o encontro mostrou que todos estão em sinergia, com o pensamento no futuro. “A essência da Fundação e dos seus programas está presente aqui, em cada um de vocês. Estamos juntos, mais uma vez, com o desafio de fazer com que nossas ações se perpetuem. Conto com vocês assim como podem contar com a gente”, deixou registrado. Graciela Reis, Vice-Presidente de Organização & Governança, também deixou uma mensagem aos jovens empresários rurais. “Vocês são o nosso principal compromisso e isso é demonstrado quando vemos os resultados conquistados. Que essa parceria seja cada vez mais forte”, afirmou.

 

 

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital