Produtores aquícolas na prática

Jovens formados pela Casa Familiar das Águas finalizam projetos produtivos de tilápia para comercialização

Na Casa Familiar das águas (CFA), instituição de ensino que oferece o Curso de Qualificação em Aquicultura, os alunos têm como base metodológica a Pedagogia da Alternância, com a articulação dos saberes entre a teoria e a prática. Durante essa formação, que dura 1 ano, eles participam da elaboração e implantação de projetos produtivos de piscicultura em águas continentais que permitem a obtenção de renda. No período entre janeiro e agosto de 2016, doze jovens egressos da turma do ano passado finalizaram seus projetos de tilápias com a fase de despesca, que consiste na retirada dos peixes da água para comercialização.

“Estou muito feliz e realizado por saber que meu trabalho deu certo e que meu estudo teve significado. Minhas expectativas são muitas, pretendo continuar estudando para aprofundar ainda mais meu conhecimento e continuar produzindo”, afirmou Rodrigo dos Santos, da Comunidade de Sabão-Buris, Ibirapitanga (BA). Sua produção e a dos demais jovens, que totalizaram 7 toneladas de peixes - média de 635 quilos por projeto, foram transportadas para a Unidade de Beneficiamento do Pescado (UBP). Lá ocorreu o processamento e transformação no filé de tilápia, para a então comercialização pela Cooperativa dos Aquicultores de águas Continentais (Coopecon), instituição que, assim como a CFA, é apoiada pela Fundação Odebrecht através do Programa PDCIS.

Rodrigo de Jesus, da Comunidade de Gatos, Ibirapitanga (BA), disse que o momento da despesca foi o impulso que faltava para que ele continue atuando na aquicultura. “Me senti um verdadeiro empresário rural. Meu plano agora é continuar com a criação de peixes, pois hoje me sinto preparado para lidar com a atividade”, contou. Segundo Adriana Freitas, Diretora da CFA, os moradores das comunidades também se envolvem ativamente no processo, pois auxiliam na retirada dos peixes e são testemunhas do êxito dos jovens. “é uma ocasião incentivadora para que eles adquiram a confiança necessária para se tornarem produtores aquícolas”, ressaltou.

Durante a formação, cada um dos beneficiários recebeu 1 milheiro de alevinos (peixes recém saídos do ovo) de tilápia e ração. Além disso, foram realizadas reformas visando a manutenção das represas para o cultivo dos peixes. A iniciativa recebeu o apoio do Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, da Fundação Odebrecht, para execução. “Esse resultado se destacou pela qualidade, quantidade e tamanho do pescado, procedente de um excelente manejo no cultivo pelos adolescentes e das famílias, que sempre tiveram o acompanhamento técnico dos monitores”, completou Adriana.