08h46

Visitas transformadoras

Confira as visitas que movimentaram o dia a dia das instituições apoiadas pela Fundação Odebrecht no Baixo Sul da Bahia

Compartilhe
Tamanho do texto

Confira quais foram as instituições do Programa PDCIS, da Fundação Odebrecht, que realizaram e também receberam visitas nos dois últimos meses.

Outubro

7 de outubro: a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) recebeu 54 alunos do Curso Técnico em Agricultura Integrado do Instituto Federal Baiano (IFBA), Campus de Bom Jesus da Lapa (BA). O objetivo foi o de proporcionar aos estudantes o olhar para outros biomas, novas realidades agrícolas, além da vivência do protagonismo juvenil, filosofia formativa estimulada nas instituições de ensino. 

“A Casa Familiar é uma fonte de aprendizado não apenas técnico, mas também pedagógico e humano. Fiz questão de trazê-los para o Baixo Sul por saber que, assim como em Bom Jesus da Lapa, a base da economia advém da agricultura familiar”, ressaltou Ubiratan Souza, professor que acompanhou a visita e que já foi monitor da CFR-I. Para a aluna do IFBA, Ednalda Santos, o encontro foi um verdadeiro intercâmbio. “Eu e minha família sobrevivemos do cultivo de hortaliças e eu nunca tinha visto de perto um pé de cacau, por exemplo. Em todos os sentidos, essa troca está sendo o grande marco da minha formação”, afirma.


Estudantes do IFBA na CFR-I

14 de outubro: Luci Morais, Gerente Comercial da Atral Trading, empresa de exportação alimentícia, esteve na Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) para conhecer o processo de fabricação de óleo e farinha de peixe oriundos da espécie tilápia, criada em tanques-rede pelos aquicultores associados.  “Eu não imaginava a expansão do negócio. Estou satisfeita com o nível de qualidade dos produtos e organização da Coopecon”, conta Luci.

21 de outubro: Marise Caribé, coordenadora de biocombustíveis no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), esteve na Cooperativa dos Aquicultores de águas Continentais (Coopecon) para atualização de dados da instituição no Programa Nacional de Produção de Uso de Biodiesel. Em 2015, a Coopecon tornou-se a primeira da Bahia, no setor de aquicultura, a comercializar óleo de peixe para a produção de biodiesel.

Novembro

03 de novembro: jovens do 1º ano de formação da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) participaram de uma viagem técnica a Fazendas Reunidas Vale da Juliana, em Ituberá (BA), para conhecer o modelo de produção empresarial do Cacau na região. Foram contempladas as principais técnicas de manejo, variedades, tratos culturais, produção e beneficiamento da fruta.


Alunos da CFR-PTN em área de cacau

08 e 09 de novembro: a CFR-PTN recebeu 20 integrantes da Braskem em encontro com foco no Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, da Fundação Odebrecht. Recepcionados pelo Diretor Quionei Araujo e os jovens do 2º ano de formação, os Integrantes ouviram histórias de transformação. “Esse contato é importante pois temos contato com pessoas que contribuem para o nosso desenvolvimento” conta Jalan da Silva, aluno da Casa Familiar.

Eles também puderam entender como funciona o Instituto Direito e Cidadania – IDC, que integra a vertente cidadã do PDCIS e executa projetos apoiados pelo Programa Tributo ao Futuro. “O que estou vendo aqui é impressionante, algo bem estruturado. Percebe-se que a aplicação dos recursos é bem destinada, oferecendo conhecimento para os adolescentes e suas famílias, que conseguem ter uma melhoria na qualidade de vida em vários os níveis”, afirmou José Niqueo, da Braskem.

10 de novembro: alunos do 2º Ano do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) foram até o município de Igrapiúna (BA) em uma viagem de estudo para a CFRI e fábrica da Ambial, indústria responsável pelo beneficiamento da Pupunha.


Alunos da Cfaf recebem orientações do monitor da instituição durante a viagem

16 a 18 de novembro: dez futuros jornalistas participantes do programa Correio de Futuro, do jornal baiano Correio*, puderam vivenciar na prática as quatro frentes de atuação da Fundação Odebrecht através das iniciativas que integram o Programa PDCIS. Primeiro, com apresentação sobre a essência e programas da instituição, realizada por equipe da Fundação que visitou as instalações do Correio* em Salvador e conversou com os jovens, e nos demais dias, quando o grupo partiu para a região do Baixo Sul da Bahia. Clique aqui e confira a cobertura na íntegra.


Futuros jornalistas conversam com agricultores familiares

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital