07h23

Mediadores da paz

Projeto executado pelo Instituto Direito e Cidadania forma crianças e adolescentes para atuarem como mediadores na escola

Compartilhe
Tamanho do texto

Pensando no contexto escolar como um ambiente propício ao surgimento de inúmeros conflitos, que em grande maioria são tratados pelas vias da violência, o Instituto Direito e Cidadania (IDC) buscou, em 2016, instrumentalizar a escola para a educação social dos seus alunos, formando crianças e adolescentes para a cultura do diálogo e da paz. Isso foi feito por meio do Projeto Cultura da Mediação na Escola, realizado no Colégio Municipal Professor Edivaldo Machado Boaventura, em Presidente Tancredo Neves (BA).

Desenvolvido por meio de uma metodologia sistemática, através de oficinas socioeducativas, e apoiado pelo Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, da Fundação Odebrecht, o projeto levou conhecimentos teóricos e práticos acerca da mediação e da comunicação não violenta para a solução de conflitos. Neste processo, 22 estudantes foram identificados e se voluntariaram e receberam formação como mediadores escolares.

“Aprendi coisas valiosas e hoje sei que é possível resolver meus conflitos de forma positiva. Fiquei muito feliz quando recebi a proposta de ser uma mediadora, pois sei que posso colaborar com a mudança no colégio, como fez diferença em minha vida, na forma de pensar e agir”, afirmou Tainá Oliveira Santos, 12 anos, estudante mediadora do 6º ano. Em 2017, o projeto terá continuidade com a formação dos mediadores, implantação de um centro escolar de mediação e oficinas socioeducativas com estudantes, pais e professores.

Sobre o projeto Cultura da Mediação na Escola

Busca disseminar a teoria e a prática da mediação de conflitos no ambiente escolar, com o intuito de educar o aluno para a resolução e prevenção de conflitos de forma pacífica e a convivência harmônica nos diferentes ambientes sociais por meio da Comunicação Não Violenta (CNV), envolvendo gestores escolares, professores e a família dos alunos. Clique aqui e acesse o projeto na íntegra.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital