15h03

Ações Protagonistas

Iniciativa realizada por estudantes do projeto Trilhando Caminhos, do Instituto Direito e Cidadania, incentiva o voluntariado com a prática do Protagonismo Juvenil

Compartilhe
Tamanho do texto

Como incentivo à prática do Protagonismo Juvenil, o projeto Trilhando Caminhos contempla, todos os anos, as chamadas Ações Protagonistas. Executadas pelos próprios adolescentes, que vão até comunidades para a realização de palestras e conversas sobre temas relevantes para a população, busca desenvolver habilidades para a prática de ações voluntárias e de responsabilidade social, cidadania, trabalho em equipe, organização, liderança e a autoconfiança. Em 2016, cerca de 600 pessoas foram impactadas em oito encontros que trataram sobre saúde e lazer.

“Atividades como essas possibilitam ao adolescente o exercício do protagonismo e contribuem positivamente para que a população seja empoderada pelo conhecimento de forma dinâmica, prazerosa e interativa’, afirmou Maria Celeste Pereira, Diretora Executiva do Instituto Direito e Cidadania (IDC), instituição que integra o Programa PDCIS e executa o projeto Trilhando Caminhos. A inciativa conta ainda com o apoio do Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, da Fundação Odebrecht.

Ainda segundo a Diretora Executiva do IDC, o voluntariado é estimulado por ser um importante pilar do Protagonismo Juvenil, filosofia que a Fundação Odebrecht ajudou a criar e que hoje é um patrimônio do Terceiro Setor. “O adolescente deixa de ser associado a comportamentos de risco e passa a ser encarado como agente capaz de fazer suas escolhas, atuar ativamente na área social e assumir responsabilidades”, completou.

Para a escolha dos temas de cada ação, são realizados levantamentos com os moradores das comunidades visitadas. Por meio da aplicação de um questionário, as expectativas e carências de cada público são percebidas pelos adolescentes, que partem com insumos para as fases de planejamento e execução das atividades. ângela Barreto, 44 anos, já foi beneficiada por uma das ações, e comenta que as palavras dos jovens a encorajaram a cuidar melhor da saúde. “Foi muito esclarecedor para mim. Eu fiquei por muito tempo com medo de procurar um médico, pois tenho um caroço na mama. Essa palestra trouxe ótimas informações, que me encorajaram a procurar um profissional”, disse.


Saúde foi um dos temas tratados nas palestras com crianças e adolescentes

Novas Gerações
Para a execução do Trilhando Caminhos e a transformação positiva da realidade dos adolescentes apoiados, o IDC conta com a parceria do Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, por meio de doações ou a partir da destinação de parte do Imposto de Renda (IR). Destinados diretamente a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), geridos pelos respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), os valores são repassados ao IDC pelo Poder Executivo Municipal.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital